O Governo Federal anunciou na semana passada a criação do Concurso Unificado Nacional. Diferentemente do modo de seleção atual, no qual cada órgão faz seu próprio processo e realiza as provas separadamente, o concurso prevê uma seleção única, que será realizada simultaneamente em 179 cidades de todo o país.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A prova, que deverá acontecer em fevereiro do ano que vem, pretende preencher cerca de 8 mil vagas abertas em diversos ministérios e outros órgãos do serviço público federal.

Atualmente, o programa ainda é uma proposta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) aos outros órgãos do governo federal, que têm até o dia 29 de setembro para aderir à ideia.

Cronograma e inscrição

Os ministérios e órgãos interessados em participar do concurso unificado terão até o dia 29 de setembro para fazer a adesão, que é voluntária. A publicação do edital está prevista para o dia 20 de dezembro, e a aplicação da prova, para 25 de fevereiro de 2024.

Continua depois da publicidade

Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até abril de 2024, e os cursos de formação devem começar entre junho e julho. O início dos processos de alocação e ambientação dos servidores está previsto para acontecer entre julho e agosto de 2024.

No momento da inscrição, os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis. Depois disso, eles deverão indicar seu cargo ou carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha.

A primeira etapa do concurso unificado será realizada em um único dia, dividida em dois momentos: primeiro será aplicada uma prova objetiva, com conteúdo comum a todos os candidatos. Depois, no mesmo dia, serão aplicadas provas dissertativas e com conteúdos específicos e de acordo com cada bloco temático.

Além das provas, cada órgão vai poder colocar no edital suas exigências em relação à titulação acadêmica e experiência profissional.

Continua depois da publicidade

Quais vagas estarão disponíveis? 

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o concurso público unificado tem como objetivo preencher cerca de 8 mil vagas abertas no serviço público federal neste ano. As oportunidades são para ministérios, institutos e outras autarquias. 

Cada ministério, entretanto, poderá decidir se quer, ou não, aderir ao concurso público unificado.

Feira de emprego tem 450 vagas para pessoas com deficiência em Joinville

Prova temática 

De acordo com a proposta do ministério, as vagas foram divididas em oito áreas de atuação governamental, o que permite que as provas abordem conhecimentos específicos. 

Os blocos temáticos são: 

  • 580 vagas autorizadas para Administração e Finanças;
  • 1.015 vagas autorizadas para Setores Econômicos , Infraestrutura e Regulação;
  • 1.040 vagas autorizadas para Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
  • 1.194 vagas autorizadas para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
  • 1.470 vagas autorizadas para Políticas Sociais, Justiça e Saúde;
  • 940 vagas autorizadas para Trabalho e Previdência;
  • 895 vagas autorizadas para Tecnologia e Informação Pública;
  • 692 vagas autorizadas para Nível Intermediário

Quem é o bilionário mais rico de SC e o que ele faz

Conteúdos

Segundo o Guia Referencial para Concursos Públicos, as provas dos processos de seleção de órgãos públicos devem contemplar conteúdos que fortaleçam a vocação para a administração pública, como ethos público, diversidade, inclusão, direitos humanos, realidade brasileira, políticas públicas e desenvolvimento nacional.

Continua depois da publicidade

Os conteúdos completos que serão cobrados nas provas serão definidos em conjunto com os órgãos e divulgados no edital.

Locais de prova por região 

  • Sul: 23 municípios
  • Sudeste: 49 municípios
  • Centro-Oeste: 18 municípios 
  • Nordeste: 50 municípios
  • Norte: 39 municípios 

*Sob supervisão de Raquel Vieira.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Leia também

Quem são os 35 bilionários de SC no mais novo ranking da Forbes

Imóveis em Balneário Camboriú têm 90 dias para adequação ou serão demolidos

Ranking da Forbes revela que SC é o 3º estado com mais bilionários no Brasil em 2023