As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, que estavam previstas para este domingo (5) foram adiadas em todo país. As chuvas no Rio Grande do Sul motivaram a decisão do governo federal. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Ainda não foi definida uma nova data para o exame. Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a definição de uma nova data depende das condições meteorológicas. Esta sexta, segundo ela, seria a data “limite” para o cancelamento, já que o governo federal estimava que a maioria dos inscritos iniciasse o deslocamento aos locais de prova no sábado (4).
As chuvas que já deixaram pelo menos 37 mortos, além de desaparecidos, desabrigados, estragos e cidades alagadas no estado gaúcho fizeram com que a decisão fosse tomada nesta sexta-feira (3).
Na quinta-feira (2), uma nota divulgada pelo Ministério da Gestão informava que a prova estava mantida para o domingo, inclusive no Rio Grande do Sul. Porém, discussões internas buscavam encontrar uma saída que não prejudicasse os candidatos das cidades gaúchas.
Continua depois da publicidade
De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, foram 86 mil inscritos para realizar o Concurso Nacional Unificado no Rio Grande do Sul em dez cidades do Estado. Em todo o Brasil, foram mais de 2 milhões de inscritos.
— O compromisso do governo [é] que ninguém seja prejudicado. Ninguém pode deixar de participar do concurso porque está numa cidade em situação de emergência ou está numa cidade em que o bloqueio impede acesso à cidade onde vai ter a prova — disse Pimenta, em entrevista à emissora oficial do governo.
Leia também
Saiba como acessar locais de prova do “Enem dos concursos”
Concurso Nacional Unificado tem 15 cargos com vagas em SC; veja lista e salários