Neste domingo (10), estudantes de todo país retornam às salas de aula para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Os portões fecham às 13h nos locais de exame, e em Santa Catarina, 110.701 inscritos em 56 cidades vão responder às questões de Matemática e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Continua depois da publicidade

No ano passado, a prova de Ciências da Natureza, que engloba as disciplinas de Física, Química e Biologia, trouxe questões sobre ácidos biliares, campo de radiofrequência, corredores ecológicos, ABNT em placas para identificação de riscos, entre outros.

Também teve pergunta sobre a proteína p53, movimento molecular via incidência de luz, volume de consumo de combustível, polinização, e enunciados envolvendo canudinhos, jeans e smartphones, para questionar sobre eletrônica e química, além do bioma do deserto.

Na prova de Matemática, questões envolvendo treinamento do Exército, exame de colesterol, panfletagem x público atingido, ângulos, probabilidades, escala e área. As perguntas traziam histórias ou elementos do cotidiano, em uma linguagem muitas vezes descontraída. O jogo Minecraft também virou assunto, em uma questão sobre cubos.

Em todo o país, o Enem vai envolver 5 milhões de estudantes. No primeiro domingo de provas, 376 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender orientações dos fiscais. Outros 93 foram afetados por ocorrências logísticas como emergências médicas, interrupção temporária de energia elétrica ou problemas com abastecimento de água, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que elabora e aplica a prova.

Continua depois da publicidade

​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.​