Em coletiva de imprensa após os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Camilo Santana, informou, neste domingo (10), que irá adiantar a divulgação do gabarito oficial da prova. Além disso, a pasta também estuda voltar com a certificação de conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos. As informações são da Agência Brasil.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A divulgação do gabarito e os cadernos de questões estava marcada para o dia 20 de novembro, mas o ministro informou que ele será liberado ainda nesta semana. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, informará a nova data. Conforme o cronograma, a entrega final dos resultados está prevista para 13 de janeiro de 2025.

Segundo dia do Enem 2024 tem a menor taxa de abstenção dos últimos anos

Além do adiantamento dos gabaritos, Camilo Santana informou que o Inep recomendou a volta da utilização do Enem como certificação de conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos. A mudança deve passar a valer no Enem de 2025. A certificação por meio do exame deixou de valer em 2016.

Continua depois da publicidade

— A ideia é possibilitar que esse jovem também tenha a oportunidade de a prova do Enem o certificar. Isso dá mais abrangência para acesso a essa prova e para que ele possa fazer a prova e entrar na universidade — afirmou, acrescentando que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deverá ser mantido.

O ministro ainda trouxe que outra possibilidade é estudada pelo governo: unir o Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), utilizado pelo Inep para medir o desempenho dos estudantes do ensino médio.

— Às vezes, o aluno do terceiro ano do ensino médio prioriza o Enem em relação à prova do Saeb. A gente está estudando a possibilidade da prova do Enem para o aluno do terceiro ano do ensino médio já servir para a prova do Saeb. O Inep terá prazo até antes das inscrições do próximo ano para concluir essa recomendação. Esse é um passo que o Ministério da Educação quer proporcionar para dar mais eficiência e convergir a prova do Saeb com a prova do Enem já em 2025 — disse Camilo Santana.

Neste domingo (10), alunos realizaram as provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e suas tecnologias e matemática no segundo dia de Enem. Em 3 de novembro, o primeiro domingo de provas, os estudantes responderam questões de linguagens, ciências humanas, além da redação.

Continua depois da publicidade

Abstenções

Durante a coletiva, o ministro também divulgou os números de abstenções do segundo dia de provas. Elas atingiram uma marca de 30,6%, superando o primeiro dia, que foi de 26,6%. No entanto, em comparação ao segundo dia de 2023, a taxa foi ligeiramente menor. No ano passado, ela atingiu 32%.

No total, foram mais de 4,3 milhões de inscritos no exame, sendo que 69,4% dos candidatos compareceram. O percentual é inferior aos presentes no primeiro dia de provas (73,4%).

Um feito que o governo considera vitorioso foi o aumento de participantes concluintes do ensino médio oriundos de escolas públicas. O número saltou de 1,1 milhão (58%) em 2023 para 1,6 milhão (94%) neste ano.

— Esse foi um esforço feito pelo ministério, não tenho dúvida pelo impacto do programa pé-de-meia. Para o aluno que está no terceiro ano, é gratuita a inscrição. O Enem é a porta de entrada para o ensino superior e para o acesso a todas as políticas públicas estaduais e federais — ressaltou o ministro.

Continua depois da publicidade

Ocorrências

No balanço divulgado neste domingo (10), o ministro Camilo Santana informou que não foi registrada nenhuma ocorrência grave na realização da prova, não sendo necessária o cancelamento da aplicação em nenhum local.

Ao todo, 1,9 mil participantes foram eliminados por descumprirem regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos ou deixar o local do exame com o caderno de provas antes dos 30 minutos finais do tempo de prova. No primeiro dia, 4.999 candidatos foram eliminados.

Quanto às ocorrências, foram registradas 1.037, como emergências médicas e falta de energia elétrica. No primeiro dia de provas, foram registradas 689 ocorrências.

Reaplicação da prova

Os candidatos que perderam a prova por alguma razão logística ou por doenças previstas no edital podem solicitar a reaplicação a partir desta segunda-feira (11). A pessoa tem até sexta-feira (15) para fazer a solicitação.

Continua depois da publicidade

As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro.

Leia também

Segundo dia do Enem 2024 tem a menor taxa de abstenção dos últimos anos

Enem 2024: candidata engatinha por baixo do portão segundos antes do fechamento

Quem pode pedir e como solicitar a reaplicação do Enem 2024