O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2022, acontece neste domingo (20). A prova terá 45 questões sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 perguntas sobre Matemáticas e suas Tecnologias.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30min e o término às 18h30min.

NSC Total conversou com professores de cursinhos para saber quais assuntos têm mais chances de cair na prova. Confira abaixo:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Prevista para o segundo domingo de prova, dia 20 de novembro, esta área corresponde às seguintes matérias: Química, Física e Biologia.

Continua depois da publicidade

Marcelo Miranda também é professor de Biologia e aponta que a prova de Ciências da Natureza costuma ter um bom equilíbrio entre as disciplinas, passando também por conhecimentos interligados.

— Em Biologia, deve-se dar muita atenção à Ecologia, que é o conteúdo mais incidente, ao lado dos mecanismos evolutivos e da transmissão das características hereditárias — diz.

Enem: Revisão do conteúdo ou descanso? O que fazer nos últimos dias

O diretor da Fleming também revela quais assuntos são recorrentes nas outras matérias.

— Em Química, deve-se cuidar a Química Orgânica, as forças intermoleculares e suas consequências para a propriedade das substâncias e dos compostos orgânicos e inorgânicos. Na Física, o conteúdo mais incidente é o de Mecânica, com várias questões sobre as causas dos movimentos de partículas, objetos, pessoas e corpos celestes. Outro assunto que costuma ser incidente é o dos fenômenos da ondulatória e do eletromagnetismo — finaliza.

Matemática e suas Tecnologias

Por fim, como o nome já diz, esta área cobra Matemática e também será aplicada no segundo domingo de prova.

Continua depois da publicidade

Como constata o levantamento da Fleming, as operações fundamentais e os aspectos práticos da aplicação correspondem a cerca de 40% do total da prova.

— Para acertar tais questões, não basta saber as quatro operações básicas, pois é necessário interpretar situações-problema a fim de encontrar soluções para situações comuns do cotidiano. O aluno também deve ter intimidade com a leitura de gráficos e tabelas — diz Miranda.

Enem 2022: Locais de prova são divulgados, mas candidatos relatam instabilidade em site

Dentre os outros temas, o professor evidencia os conhecimentos de geometria plana e espacial e estatística.

— Em geometria plana e espacial, são explorados cálculo de perímetros e áreas de superfícies planas e volumes de sólidos. Na parte de estatística, é importante conhecer como se determinam médias, medianas e modas. O Enem não pedirá o cálculo de variância e de desvio-padrão, mas exigirá que o aluno compreenda tais conceitos como medidas de dispersão em distribuições — conta.

Continua depois da publicidade

O professor de Matemática, Marcus Costa, da escola AZ Floripa e do pré-vestibular COC Floripa, aconselha estratégias para os alunos se atentarem ao detalhes de informações na prova:

— Grifar partes do texto que contenham informações úteis para a resolução, facilitando a interpretação e evitando uma releitura do texto de forma integral, são dicas importantes.

Outra dica para se sair bem na área, é deixar os assuntos classificados como nível difícil para depois, assegura Miranda.

— Em probabilidade, aparecem algumas das questões mais complexas da prova, junto com a álgebra e a geometria analítica. Assuntos como logaritmos e funções trigonométricas não devem ter prioridade de resolução, deixe-as para depois.

Continua depois da publicidade

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

O TRI é um algoritmo usado pelo Enem que avalia o desempenho do aluno por meio da média de acertos nacionais. O método é uma forma de legitimar o conhecimento dos alunos, impedindo o famoso “chute” nas questões

Dessa forma, questões mais fáceis devem ter prioridade de resolução quando comparadas com questões mais difíceis.

— Acertar um item difícil tendo errado os fáceis implicará baixa pontuação devido à incoerência no padrão de respostas. Acertar itens fáceis e errar os difíceis garante maiores proficiências. Isso não significa que se deva pré-classificar as questões antes de resolvê-las. Se identificar um item fácil, resolva-o. Se identificar um item difícil, pule-o, e retorne posteriormente para resolvê-lo, caso ainda haja tempo —aconselha o professor Francis Madeira, do pré-vestibular Fleming Medicina.

Guia completo para chegar a nota mil na redação do Enem

O psicólogo e orientador pedagógico do curso pré-vestibular COC Floripa, Evandro Schutz, acredita que o TRI é uma maneira democrática de equilibrar a diferença de alunos de escolas públicas e escolas privadas.

Continua depois da publicidade

— Um volume maior de alunos acertarão as mais fáceis, e parte deles são oriundos de escola pública. Sendo assim, eles terão como competir de forma mais equalizada com um aluno da escola privada, que geralmente teve um ensinamento mais aprofundado — declara.

Sobre o Enem 2022

A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30min e o término às 18h30min.

O local onde cada pessoa fará o exame já foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na Página do Participante.

Para identificação, os candidatos devem levar um documento original com foto — pode ser o RG ou a carteira de motorista, por exemplo. Apps de documentos oficiais também podem ser apresentados.

Continua depois da publicidade

As notas do Enem podem ser usadas para ingresso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). As pessoas também podem usar as notas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas, além de poderem solicitar financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia também

Como consultar local de prova no Enem 2022