O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2022, acontece neste domingo (13). A prova terá uma redação e 45 questões para cada uma das áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O NSC Total conversou com professores de cursinhos para saber quais assuntos têm mais chances de cair na prova. Confira abaixo:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

As matérias cobradas em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias são: Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Inglês/Espanhol. A aplicação dos conteúdos já será neste domingo.

Para a professora de Língua Portuguesa Cátia Pereira, do Colégio COC Floripa e professora efetiva do Estado, há um consenso que a prova desta área é predominantemente interpretativa, entretanto, há características típicas quanto ao uso da Língua Portuguesa.

Continua depois da publicidade

— Não se pode esquecer de que, para cada questão, temos um texto, cada texto tem um gênero e os gêneros têm funções da linguagem — revela.

Como a pandemia influenciará nas provas do Enem 2022

Ela ainda enfatiza que os conteúdos mais recorrentes são voltados para a contemporaneidade. Os temas explorados são arte moderna, literatura contemporânea, fatos atuais, campanhas publicitárias e sociais, análises sobre o comportamento humano, uso das redes sociais, tecnologia e ressignificação de materiais para a produção de arte.

— Essas são as bases que se somam a outros temas como conflitos entre gerações e entre grupos étnicos, questões relativas à sustentabilidade, figuras de linguagem, níveis de linguagem [norma culta e coloquial], funções da linguagem [por ordem de maior recorrência: referencial, conativa, metalinguística, poética, expressiva e fática] e tipos de linguagem: verbal e não verbal. Não se pode esquecer de que as imagens são muito importantes e devem ser associadas aos textos que as acompanham — explica.

A professora também destaca a importância em reconhecer, nos textos, as estruturas textuais de cada gênero. Para ela, é essencial identificar um argumento dentro de um texto dissertativo, uma opinião em uma resenha ou em uma crônica, uma crítica em uma charge ou em uma tirinha ou uma verdade científica em um artigo, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Por fim, Pereira dá dicas importantes em relação às fontes dos textos.

Especialista de Joinville dá dicas para diminuir a ansiedade antes do Enem 2022

— Fontes com “.gov” geralmente trazem temas de interesse mais amplo e coletivo, voltados ao bem-estar social ou como orientação para um processo de cidadania. Fontes como revistas ou jornais tendem a textos que expõem a opinião do veículo de comunicação ou de quem escreve. Quando a fonte indica escritores literários, o assunto pode se voltar para o contexto de produção da obra ou para aspectos estilísticos — finaliza.

O pré-vestibular Fleming da sede de Criciúma fez um levantamento atualizado de quais conteúdos são mais abordados pelo Enem. Ao NSC Total, o diretor geral do Fleming, Marcelo Miranda, revela que a prova de Linguagens é uma das mais difíceis de pontuar justamente pelo caráter interpretativo.

Ainda assim, Miranda destaca alguns assuntos que também exigem maior atenção neste domingo.

— As competências mais incidentes são interpretação do texto literário, texto argumentativo e gêneros textuais que circulam na sociedade. Somadas, correspondem a cerca de metade das questões da prova.

Confira 10 exemplos de redação nota mil no Enem aprovadas pelo MEC

Redação

Como muitos já sabem, a redação é a mais importante na prova do Enem. Miranda aponta os motivos:

Continua depois da publicidade

— Isso se dá por duas razões em especial: a primeira é que a redação não está sujeita à matemática complexa da TRI (veja explicação abaixo), e isso significa que o aluno não depende do comportamento dos outros candidatos para aferição de sua proficiência; a segunda é que a flutuação de sua nota é fixa, por ser a única prova cuja nota varia de 0 a 1000 pontos — revela.

A nota da Redação é determinada a partir de cinco competências, cada uma valendo 200 pontos. O levantamento feito pelo Fleming elencou algumas orientações que podem ser úteis aos estudantes:

Competência 1: para obter 200 pontos nessa competência, alguns erros devem estar ausentes: cuidado com a concordância com o sujeito posposto, observe as regras relativas à crase e à pontuação do texto. Erros ortográficos recorrentes impedem a nota máxima.

Competência 2: você deve compreender bem o tema, e precisa construir um texto argumentativo: a ausência de marcadores de opinião e de tese espalhados no texto impedem a nota máxima nessa competência. Se o texto for dissertativo expositivo, com a marcação da tese apenas na proposta de intervenção, a nota máxima não será obtida.

Continua depois da publicidade

Data, hora e local de prova: saiba tudo sobre o Enem 2022

Competência 3: a articulação do texto deve ser muito bem feita. Enfrentar a situação-problema na redação implica explicitar a tese na introdução, usar os parágrafos de desenvolvimento para elencar causas do problema levantado e encaminhar a conclusão para que a proposta de intervenção seja consequência lógica da discussão proposta. Não adianta apresentar no desenvolvimento que a causa de um problema seja a impunidade, e elaborar uma proposta de intervenção que fale em palestras em escolas, diz o professor. A proposta de intervenção deve ser vista como decorrência lógica da discussão trazida.

Competência 4: para os 200 pontos nessa competência, é obrigatória a presença de mecanismos de ligação das ideias entre frases do mesmo parágrafo e entre parágrafos do texto. O uso correto dos pronomes relativos e de suas eventuais preposições também será avaliado aqui. A repetição excessiva e injustificada das palavras também impedirá a nota máxima: use pronomes, sinônimos e perífrases para evitar o excesso no uso de uma mesma palavra ou expressão.

Competência 5: a proposta de intervenção deve indicar quem deve atuar sobre o problema, o que esse agente fará, como ele fará e qual a objetivo que será alcançado com essa medida. Além disso, para os 200 pontos é fundamental detalhar um dos elementos apresentados, o que pode ser feito por meio de exemplificação.

Faça o download de provas antigas e gabaritos oficiais do Enem para estudar

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Também aplicada no primeiro domingo, as matérias cobradas nesta área são História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Continua depois da publicidade

O professor de Geografia do COC Floripa, AZFloripa e da Plataforma Aprova Total, Eduardo Fritzke, diz que, apesar de matérias aparentemente distintas, a Geografia mescla com as outras ciências humanas.

— No ano de 2021, nós tivemos uma prova bastante interdisciplinar, no entanto, ainda existem questões da Geografia que são muito específicas e também aconteceram no ano passado — fala.

Geografia: veja os temas mais cobrados na prova do Enem

Segundo o professor, assuntos como geopolítica e globalização, muitas vezes relacionados à História e à Sociologia, costumam cair. Alguns exemplos são os impactos da tecnologia na vida da população e no mercado de trabalho, relações entre o campo e a cidade, como desigualdade e economia. Além disso, ele destaca as questões ambientais, com análises, inclusive, da ciência da natureza, como a chuva ácida e o aquecimento global.

Fritzke também ressalta que o Enem é uma prova baseada em averiguar e avaliar as competências e habilidades do aluno. Por isso, o estudante deve se atentar em identificar as situações-problemas de cada questão e qual seria a melhor forma de resolver.

Continua depois da publicidade

— São competências e habilidades que, a partir de gráficos, tabelas, textos, situações problema, são cobradas do aluno, bem como o entendimento das ciências humanas a partir da análise desses fatores ou da resolução desses problemas — finaliza.

Teoria de Resposta ao Item (TRI)

O TRI é um algoritmo usado pelo Enem para avaliar o desempenho do aluno por meio da média de acertos nacionais. O método é uma forma de legitimar o conhecimento dos alunos, impedindo o famoso “chute” nas questões

Dessa forma, questões mais fáceis devem ter prioridade de resolução quando comparadas com questões mais difíceis.

— Acertar um item difícil tendo errado os fáceis implicará baixa pontuação devido à incoerência no padrão de respostas. Acertar itens fáceis e errar os difíceis garante maiores proficiências. Isso não significa que se deva pré-classificar as questões antes de resolvê-las. Se identificar um item fácil, resolva-o. Se identificar um item difícil, pule-o, e retorne posteriormente para resolvê-lo, caso ainda haja tempo —aconselha o professor Francis Madeira, do pré-vestibular Fleming Medicina.

Continua depois da publicidade

Guia completo para chegar a nota mil na redação do Enem

O psicólogo e orientador pedagógico do curso pré-vestibular COC Floripa, Evandro Schutz, acredita que o TRI é uma maneira democrática de equilibrar a diferença de alunos de escolas públicas e escolas privadas.

— Um volume maior de alunos acertarão as mais fáceis, e parte deles são oriundos de escola pública. Sendo assim, eles terão como competir de forma mais equalizada com um aluno da escola privada, que geralmente teve um ensinamento mais aprofundado — declara.

Sobre o Enem 2022

As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30min. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. Já no segundo dia de testes, às 18h30min.

O local onde cada pessoa fará o exame já foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na Página do Participante.

Continua depois da publicidade

Para identificação, os candidatos devem levar um documento original com foto — pode ser o RG ou a carteira de motorista, por exemplo. Aplicativos de documentos oficiais também podem ser apresentados.

Saiba como fazer a redação do Enem em 1 hora

O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

As notas do Enem podem ser usadas para ingresso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). As pessoas também podem usar as notas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas, além de poderem solicitar financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Assista ao vídeo sobre o Enem 2022

Leia também

Como consultar local de prova no Enem 2022 

Veja quais são os assuntos mais cobrados na prova de História

Conheça os temas mais cobrados na prova de Língua Portuguesa