A preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) envolve sempre a expectativa para qual será o tema da vez escolhido para a prova de redação. Ela será aplicada já neste domingo (13), no primeiro dos dois dias do teste realizado pelo Ministério da Educação.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Abaixo, o NSC Total relembra quais foram os temas já propostos pelo Enem em sua aplicações regular e digital desde 2009, quando ele foi reformulado para ganhar o caráter atual de principal meio de entrada para as universidades federais e de garantia de financiamento estudantil.

2021

A redação da prova do passado, tanto na versão impressa quanto na aplicação digital, teve como tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, para que fosse tratado dos milhares de brasileiros que não têm acesso ao registro de nascimento, apesar do documento ter sua emissão gratuita prevista em lei e ser pré-requisito para o acesso a outros direitos sociais.

2020

No ano anterior, a proposta da aplicação regular foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, para que estudantes fizessem um texto dissertativo-argumentativo abordando os preconceitos relacionados às pessoas que sofrem de depressão, ansiedade e outros transtornos mentais.

Continua depois da publicidade

Já no caso da aplicação digital, inaugurada naquela edição, o tema foi “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Os textos motivadores mencionavam que, apesar da melhora das condições de vida no país nas últimas décadas, cidades mais ao Norte e no Nordeste tinham renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menores do que as do Sul e Sudeste.

Data, hora e local de prova: saiba tudo sobre o Enem 2022

2019

Em 2019, a proposta foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, acompanhada de textos motivadores que citavam uma transição da geografia das salas de cinema do país nas últimas décadas, quando elas deixaram a pequenas cidades do interior e, com a expansão dos shopping centers, passaram a se concentrar nos bairros de renda mais alta dos grandes centros urbanos brasileiros.

2018

Há quatro anos, o tema adotado pelo Enem foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. A ideia era que os candidatos da prova escrevessem sobre a experiência de usuários na internet condicionada pela coleta de dados e a personalização por algoritmos.

2017

Já em 2017, o Enem propôs a escrita de um texto dissertativo-argumentativo sobre “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, citando nos textos motivadores que, apesar de ser um direito, o acesso à educação por pessoas com deficiência auditiva enfrenta entraves históricos.

Continua depois da publicidade

2016

O tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” foi proposto para a redação de 2016. O material de apoio mencionava que a Constituição Federal assegura o direito a toda manifestação religiosa, mas que o país ainda tem casos de discriminação, em especial contra religiões afro-brasileiras.

12 dicas para se preparar com antecedência para o vestibular

2015

O Enem de 2015 exigiu a elaboração de uma redação sobre “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, citando o aumento do número de feminicídios no Brasil nas últimas décadas , entre outros dados sobre o tema, como a quantidade de processos que envolvem a Lei Maria da Penha.

2014

Em 2014, a proposta de redação foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”, mencionando uma resolução então recente, de abril daquele ano, que passou a considerar abusiva a publicidade infantil. Um infográfico de apoio ainda mostrava o tratamento dado do tema em outros países do mundo.

2013

A redação do Enem em 2013 teve como tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, para que estudantes abordassem a legislação promulgada em 2008 para vetar a condução de veículos por motoristas alcoolizados e a subsequente queda nos números de acidentes no trânsito por essa razão.

Continua depois da publicidade

2012

A prova de 2012 propôs um texto dissertativo-argumentativo sobre “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”, para que fosse abordado, segundo indicavam os textos motivadores, o fluxo mais recente de estrangeiros acolhidos no país, em especial os haitianos e bolivianos.

Enem 2022: veja o que pode cair no 1º dia de prova

2011

Em 2011, o Enem teve como tema de sua redação “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado”, propondo a escrita sobre as mudanças de hábitos provocadas em todo o planeta pela ascensão da internet, após a ONU ter declarado o acesso à rede como um direito fundamental.

2010

A redação de 2010 no Enem foi sobre “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”. O material de apoio trazia dois textos, um deles sobre a persistência do trabalho análogo à escravidão no país e um outro sobre o futuro das relações trabalhistas, que já tratava da possibilidade do home office.

2009

A prova de 2009, por fim, teve como proposta um texto também dissertativo-argumentativo sobre “O individuo frente à ética nacional”. As referências reunidas pelo Enem para tratar do tema citavam a acomodação da sociedade diante do que deve exigir repúdio e a indignação inócua de discursos que tratam todos os outros como corruptos, mas que não propõem uma mudança real.

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo sobre o Enem 2022

Leia mais

Especialista dá dicas para diminuir a ansiedade antes do Enem 2022

Enem 2022: Locais de prova são divulgados, mas candidatos relatam instabilidade em site