A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2022, aconteceu neste domingo (13), em todo Brasil. Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 80 mil inscritos para a prova em Santa Catarina, pelo menos 21 mil faltaram. A ausência é 4% maior em comparação com 2019, antes da pandemia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Santa Catarina ficou na 6º posição entre os estados com maior comparecimento e teve o melhor índice do Sul do país. Nesta primeira etapa da prova, o Estado teve 73,4% de presença na avaliação, cerca de 59 mil pessoas. A taxa de comparecimento ficou acima da média do Brasil, que teve 72,1% de presentes. Apesar disso, em 2019, 77,3% dos inscritos compareceram à prova.
Redação do Enem 2022: tema é “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais”
Outro dado que chama a atenção é a queda de inscritos de 2019 para 2022. No ano anterior à pandemia, cerca de 110,7 mil pessoas se inscreveram para realizar o Enem. Neste ano, o número caiu para 80,7 mil, quase 30 mil pessoas a menos e o menor número desde 2009.
Continua depois da publicidade
Além disso, menos de 5% dos inscritos para a avaliação neste ano em SC se declararam pretos e indígenas. Dos 80 mil inscritos, apenas 3.763 se manifestaram como parte de um dos dois grupos. O maior número dos estudantes disseram ser pertencentes à cor branca. O dado representa 75,4% do total, ou seja, cerca de 60 mil inscritos. Os candidatos pardos somam 13.902 em Santa Catarina, um percentual de 17,3%.
Primeiro dia do Enem em Florianópolis teve atrasado, lancheira reforçada e ansiedade na porta
A segunda etapa da prova acontece no próximo domingo, 20 de novembro, quando os candidatos terão os conhecimentos testados na área da matemática e ciências da natureza. O local onde cada pessoa fará o exame será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na Página do Participante.
Assista ao vídeo e saiba tudo sobre o Enem
Leia também
Como a pandemia influenciará nas provas do Enem 2022