A questão sobre a Copa do Mundo na prova de matemática do Enem 2021 foi anulada. O gabarito oficial divulgado nesta quarta-feira (3) confirma a decisão. A questão, que cita o Criciúma, gerou discussão na internet após a prova. As informações são do G1

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> Blog do Enem: Download das provas e gabaritos oficiais

Os candidatos deveriam usar análise combinatória e probabilidade, no contexto dos times campeões da Copa do Brasil até 2018, para resolver a questão. A prova pedia para o estudante fazer um arranjo para organizar um painel com placas em uma homenagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos campeões durante 30 edições do torneio. Eram 15 times vencedores. 

> Tem polêmica na questão do Enem que citou o Criciúma

Continua depois da publicidade

Segundo professores que avaliaram a prova do Enem, não havia uma resposta correta. A ordem das questões varia de acordo com a cor do caderno. Na prova rosa, a questão, agora anulada, correspondia ao número 157. Na azul: 138, na cinza: 155 e na prova amarela: 178.

> Confira mais informações no Blog do Enem

Entenda a questão

A questão pede que o painel tenha 6 linhas com 5 placas. Na primeira linha, porém, segundo o enunciado, só seria possível colocar times gaúchos. 

> Covid-19 fica fora do segundo dia do Enem 2021; veja outros temas

– Então, seriam Internacional, um título, Grêmio com cinco títulos e Juventude, também com um título. Isso soma sete títulos, mas só tem cinco espaços. Lembrando que cada título corresponde a um ano. Assim, o Grêmio tem cinco títulos, cada um correspondente a um ano diferente. Então, faz diferença colocar, por exemplo, Grêmio 1930 e Grêmio 2000. Então, é preciso considerar a ordem. Seria um arranjo de sete opções para escolher cinco. Por isso, seria 7! sobre 2!. Essa seria a primeira linha – afirma a professora Mayara de Souza.

Já na segunda linha, a questão afirma que só podem ser colocados times cariocas: Flamengo (três títulos), Vasco (um título) e Fluminense (um título). O que transforma em cinco o resultado da soma.

Continua depois da publicidade

– Todos serão usados na segunda linha. Então, é 5! – diz.

Na terceira linha, conforme explica Mayara, tem Cruzeiro, com seis títulos, e Atlético Mineiro, com um. Um total de sete arranjos. A questão, porém, pede apenas cinco.

– Dá 7! sobre 2, novamente – explica.

> Resultado do Enem será divulgado em fevereiro, diz Inep

Na quarta linha, vão os times paulistas. Corinthians com três títulos, Palmeiras também com três; Santos, Paulista e Santo André, com um título cada. 

– São 9 títulos e precisamos de 5, dando um arranjo de 9! sobre 4! – continua. 

Com isso, segundo a professora, sobram 10 títulos e duas linhas, cada uma com cinco títulos.

– Esses 10 ficam representados por um 10! Ficaria muito parecido com a alternativa “e”, com a diferença que, no começo, ao invés de 9! sobre 3!, ficaria 7! sobre 2!. A resposta da letra “e” começa com um 9! sobre 3!. No lugar dessa expressão, deveria ser 7! sobre 2! Esse valor deveria aparecer duas vezes para a resposta estar correta – conclui o coordenador de matemática Giuseppe Nobilioni. 

Leia também

Fast food chama cliente de “mudo” em SC e vira alvo de denúncia no Procon

Continua depois da publicidade

Cidades de SC alteram programação de Réveillon após portaria com novas regras para eventos

Polícia Civil de SC fará teste toxicológico em estágio probatório