O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta terça-feira (5) o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. No documento estão o número de inscrição, a data, a hora e o local de realização do exame. As informações podem ser acessadas na Página do Participante pelo computador ou pelo aplicativo “Enem – Inep” para smartphones.
Continua depois da publicidade
> Inep disponibilizará cartão de confirmação do Enem em 5 de janeiro
> Enem não será usado para vagas do 1º semestre do Sisu, decide Ministério da Educação
O cartão também informa se o participante deve contar com atendimento especializado e se deve ser tratado pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão nos dias de aplicação das provas, juntamente com um documento oficial com foto.
Erros na visualização
Muitos participantes relataram nas redes sociais que não estavam conseguindo acessar o local de provas e fizeram piadas na internet.
Continua depois da publicidade
todo mundo desesperado pelo local da prova do enem
— simba (@JVraujo) January 5, 2021
o inep: pic.twitter.com/qEHqZ8l6JP
Já que o enem não me dá o local de prova vou ter que me guiar de outro jeito pic.twitter.com/0EkTXMEYzz
— Amanda ◟̽◞̽ (@amandatpwk) January 5, 2021
Procurada pela reportagem, a imprensa do Inep afirmou estar com muitas demandas e atender solicitações apenas por e-mail. Até o momento de publicação desta notícia, o órgão ainda não havia enviado uma resposta.
> A estratégia para Florianópolis gerar mais empregos
Além de alguns participantes não conseguirem visualizar o seu local de prova, muitos deles não gostaram da escolha do lugar por ser muito longe de suas casas.
não entendo o critério que eles usam pra definir o local de prova do enem, pq sempre me colocam do outro lado da cidade
— ℓαy (@layza_sz) January 5, 2021Continua depois da publicidade
Datas do Enem 2020
Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões de participantes
Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais doenças no dia da aplicação presencial da prova)
Resultados: a partie de 29 de março
Enem durante a pandemia
O uso de máscara durante toda a aplicação do exame será obrigatório. A recomendação é que os candidatos levem outra máscara, para trocá-la durante o exame, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Os participantes devem também manter distância uns dos outros.
Continua depois da publicidade
> Recesso do judiciário impede mudança nas restrições em Santa Catarina
Os participantes que forem diagnosticados com Covid-19 ou com outra doença infectocontagiosa, como sarampo, rubéola, varíola e influenza humana A e B, terão outra chance de fazer o exame, na reaplicação da prova. O atestado médico poderá ser enviado ao Inep pela página do participante até um dia antes da aplicação. Caso a doença seja confirmada no dia do exame, o participante deverá entrar em contato pelo telefone 0800616161.
*Com informações de Agência Brasil e supervisão de Raquel Vieira