Mais da metade dos 118.197 participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Santa Catarina não compareceram ao segundo dia de provas no domingo (24). A taxa de abstenção no Estado foi de 55,5%, o maior índice da história, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Continua depois da publicidade
> Enem 2020: chuva dificulta acesso aos locais de prova em Santa Catarina
No segundo domingo de provas em Santa Catarina, a taxa de abstenção superou a do primeiro dia, em 17 de janeiro, que teve 52,2% dos alunos ausentes. Apesar disso, segundo o Inep, não foram registrados casos de participantes impedidos de fazer a prova por lotação das salas de aula. No primeiro dia de provas, 11 cidades do país registraram o problema.
Conforme o Inep, a média nacional de abstenção no domingo (24) ficou em 55,3%, superando o número histórico que é de cerca de 27%. Dos 5.523.029 participantes inscritos para realizarem o Enem 2020 no país, apenas 2.470.396 compareceram aos locais de prova.
Reaplicação
Os participantes que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de luz nas salas de aula, poderão pedir a reaplicação da prova. Alunos que não fizeram o exame por apresentarem sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa também terão direito a fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Continua depois da publicidade
O pedido de reaplicação deve ser feito na Página do Participante. O sistema estará aberto, segundo o Inep, a partir das 12h desta segunda-feira (25), e o prazo vai até o dia 29. Os resultados serão divulgados no dia 12 de fevereiro, quando os estudantes saberão se os pedidos foram aceitos ou não.
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp