Durante as provas do Enem, neste domingo (3), alguns pais acompanharam os filhos para dar apoio neste momento decisivo da vida. É o caso de Anete Moraes Blasina, que aguardou a saída do filho, Paulo Ricardo, 23 anos, do local do exame.
Continua depois da publicidade
Anete chegou às 11h e não arredou pé da frente do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. Estava ansiosa. A comerciante foi a única mãe a ficar no local durante a prova inteira.
Ela disse que preferiu esperar para passar energia positiva ao filho. Confidenciou que se estivesse na praia ou em casa estaria mais nervosa.
A prova iniciou 13h com duração máxima de 5h30min. A partir das 15h30min saíram os primeiros candidatos.
O Enem é dividido em duas etapas. Neste domingo são aplicadas 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e a redação, que teve como tema a democratização do acesso ao cinema no Brasil.
Continua depois da publicidade
No próximo domingo (10) serão 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática. Em Santa Catarina são 110.702 candidatos inscritos.
Ariel Arnaldo Machado, 23 anos, levou um cartaz para frente do Instituto de Educação que dizia: "Ficou cansado? Respire fundo e siga em frente!" Uma mensagem de apoio em momento de tensão por causa das provas.
Weintraub diz que é real foto da prova do Enem 2019 que estaria circulando nas redes sociais

Caiu no Enem: 1º dia de prova teve Cazuza, Madonna, refugiados e liberdade de expressão
Continua depois da publicidade