Encarar uma avaliação pode ser estressante. E realizar a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) pode gerar momentos de ansiedade nos estudantes. Pensando em tranquilizar um pouco os candidatos, dois professores do curso preparatório COC de Florianópolis, dão algumas dicas de como manter a calma antes e durante a prova.
Continua depois da publicidade
Enem 2019: Aulão de Cinema do COC terá transmissão ao vivo no NSC Total
Organização
Comece organizando a sua rotina no dia antes do exame. Deixe separados todos os pertences e documentos que precisará levar para o local de prova. Depois de ter esses itens em ordem, tire a tarde e a noite para descansar ou praticar algum passatempo.
— Não adiada fazer aquela última revisada muito em cima da prova. Às vezes, gera até mais estresse. Então, no final de tarde e à noite o ideal é relaxar, ver um filme, fazer algo que goste — diz Evilázio Zamparetti Antunes, professor de Biologia do COC, mais conhecido como Vila.
No dia da avaliação, fique atento para a situação do trânsito na sua cidade. Principalmente, no trecho que você precisará enfrentar para chegar com antecedência no lugar onde será aplicada a prova.
Continua depois da publicidade
Alimentação e sono
Cuidado com o tipo de comida que você irá consumir antes da seletiva. Professora de Interpretação e Literatura, Regina Brasil aconselha evitar os alimentos mais pesados e gordurosos, pois eles demoram mais para serem digeridos e podem prejudicar uma boa noite sono, que também é importante antes da prova.
Na hora da prova
Tente recordar de algum episódio em aula, ou durante os estudos. Essa prática auxilia no controle do nervosismo, como explica a professora Regina:
— Na hora da prova tente se lembrar da voz dos professores. Pode ser daquele que te passa mais confiança, ou do que ensina a disciplina que você tem mais dificuldade. Tente imaginar que o professor está lendo o texto para você. Isso dá uma grande diferença porque, em geral, o aluno é muito inseguro. Quanto mais preparado ele está, mais inseguro ele fica. Chega até a ser engraçado isso.
Essa prática, segundo ela, ajuda a acalmar os ânimos. Outra dica de Regina é lembrar que todos dentro da sala estão passando pela mesma situação. Se você está inseguro e/ou com medo, lembre que os demais candidatos também estão passando pelo mesmo.
Continua depois da publicidade
O maior teste não é o de português ou matemática, e sim com eles [alunos] com eles mesmos. Eles estão se testando. Eu sempre pergunto para os estudantes: qual é o maior risco que você corre? É passar. Porque do lado de fora a gente já está — afirma a professora Regina Brasil.
Além disso, o professor Vila também destaca que é importante ler as questões com calma para entender com clareza o que ela está dizendo e solicitando como resposta. Ele reconhece que se trata de uma avaliação cansativa e, por isso, sugere não perder muito tempo em uma pergunta que o aluno ache mais difícil.
— Se você parar em uma questão e ver que está demorando em respondê-la, sinaliza ela e pula para a próxima. Depois, à medida que for concluindo as demais, volte para essa pergunta e responda ela. Viu que está demorando muito, deixa de lado e depois retoma — orienta.
Ler com cuidado e prestando bastante atenção no que os enunciados dizem ajuda o estudante a ter uma interpretação clara dos textos.
— O estresse tende a gerar bloqueio de memória — afirma Vila.
Por isso, tente aplicar todas essas sugestões na sua preparação para o Enem, para que o resultado seja o melhor possível tanto na nota como no estado de espírito.
Continua depois da publicidade