O Inep divulgou na manhã desta sexta-feira (18) os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no mês de novembro de 2018. As notas podem ser usadas por estudantes que pretendem ingressar no ensino superior, utilizando o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), cujas inscrições começam na terça-feira (22).
Continua depois da publicidade
Os estudantes podem conferir os resultados individuais no site do Enem. O acesso também pode ser feito pelo aplicativo do Enem.
Para consultar as notas, os estudantes devem abrir o site ou o aplicativo e clicar no link da Página do Participante. Nesse ponto, os candidatos precisam inserir o CPF e a senha. O acesso das notas é individual.
Inicialmente, os resultados estavam previstos para serem divulgados a partir das 10h. Entretanto, de acordo com o Inep, o sistema entrou em fase de testes no começo da manhã, para suportar o acesso maciço a partir desse horário. Com isso, muitos candidatos já conseguem visualizar as notas que tiraram nas provas.
Conforme o Inep, os candidatos que tiverem problemas podem esperar até as 10h para terem acesso normal ao sistema. Segundo a autarquia, esses testes têm sido realizados com o objetivo de melhorar o acesso aos dados, que em outros anos já registrou problemas, devido ao alto número de pessoas que tentam ver as notas ao mesmo tempo.
Continua depois da publicidade
Neste ano, o Inep não deve realizar a tradicional coletiva de imprensa, em que o ministro da Educação e a direção da autarquia comentam os resultados gerais da prova. Segundo o órgão, isso ocorre porque o atual chefe da pasta, Ricardo Vélez Rodriguez, está em Roraima, numa comitiva para tratar de assuntos humanitários.
Outro motivo apontado é o momento de transição pela qual passa o Inep, após a posse do novo governo. A autarquia informou, no entanto, que tão logo as mudanças estejam completas, os dados devem ser comentados pelo ministro, em um evento que não tem data marcada para ocorrer.
Notas dos treineiros
Quem prestou o Enem na condição de treineiro, ou seja, apenas para conhecer como funciona a prova, sem o objetivo de concorrer a qualquer vaga pelo Sisu, vai precisar esperar um pouco mais para ter acesso ao boletim individual de desempenho. De acordo com o Inep, as notas desse grupo só serão divulgadas no dia 18 de março, conforme as informações previstas no edital da prova.
Números em SC
Em Santa Catarina, 125,3 mil pessoas estavam inscritas para o Enem 2018. Desse total, 30,3 mil não compareceram para realizar as provas do primeiro dia, em 4 de novembro. Já no dia 11 de novembro, foram registradas 36,4 mil ausências. Esta foi a primeira vez que o exame foi realizado em duas datas distintas. Conforme as regras, candidatos que faltaram no primeiro dia podiam realizar as provas no segundo, embora fossem desclassificados.
Continua depois da publicidade
Muito além do Sisu
Além do Sisu, as notas do Enem podem ser utilizadas por qualquer instituição de ensino superior que aceite os resultados das provas como mecanismo único, alternativo ou complementar de ingresso.
Já o login e a senha do Enem também são utilizadas para o acesso aos sistemas do Sisu e também do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies), todos coordenados pelo Ministério da Educação.
Entenda cada programa
Sisu
O Sisu oferece vagas em instituições de ensino superior públicas em todo o Brasil e também em outras 37 universidades portuguesas, que têm convênio com o Ministério da Educação. Em Santa Catarina, estão disponíveis 6.535 vagas, distribuídas em cinco universidades e institutos federais. Em todo o Brasil, há 235 mil oportunidades, ao todo. Veja a lista das vagas no Estado.
Neste ano, o prazo de inscrição é entre os dias 22 e 25 de janeiro. Nesta modalidade, as notas do Enem são usadas como critério exclusivo de seleção dos estudantes. Veja como se inscrever na página do Sisu.
Continua depois da publicidade
ProUni
O Programa Universidade Para Todos oferece bolsas de estudo de até 100% para estudantes que pretendem cursar o ensino superior em instituições privadas. Nessa modalidade, o governo arca com os custos dos estudos, do primeiro ao último ano, levando em conta critérios como a renda dos alunos e a disponibilidade para o custeio ou não de parte das mensalidades.
Também é considerada a origem dos alunos. Para concorrer, é preciso ter feito o ensino médio todo em escola pública ou na condição de bolsista em instituições privadas.
Neste ano, o prazo de inscrição vai de 29 de janeiro ao dia 1º de fevereiro. Todos os detalhes estão disponíveis na página do ProUni.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil é voltado para estudantes que não têm condições de arcar completamente com os custos das mensalidades cobradas pelas instituições privadas conveniadas. Entretanto, diferente do ProUni, os estudantes precisam pagar completamente o curso.
Continua depois da publicidade
Nessa modalidade, também é feita uma seleção com base em critérios como a renda e as notas obtidas no Enem. Nesse caso, a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil arcam inicialmente com os custos das mensalidades, dando aos estudantes a possibilidade de pagar os estudos em prazos de até 10 anos, conforme a duração do curso universitário prestado.
O Fies pode ser obtido também por estudantes que receberam bolsas parciais do ProUni. Nessa situação, os bancos financiam apenas a parte restante das mensalidades. O Ministério da Educação disponibiliza um site especial, com todas as informações para quem deseja buscar o financiamento estudantil.