De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2018, tiveram desempenho médio melhor em três das cinco provas que responderam, quando comparado ao exame aplicado no anterior. O resultado das provas foi divulgado na manhã desta sexta-feira (18).

Continua depois da publicidade

Conforme os dados, as notas médias foram melhores nas provas de Linguagens e Seus Códigos, Ciências Humanas e Matemática. Por outro lado, houve queda nas notas obtidas na redação e também na prova de Ciências da Natureza.

Neste ano, pela primeira vez, o Enem foi realizado em dois fins de semana diferentes. As provas foram aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. Em cada dia, os candidatos responderam a questões de grupos distintos.

O Inep mostrou que a nota média da prova de Linguagens subiu de 506,5 pontos para 520,8, neste ano. Já na prova de Ciências Humanas, a média foi de 519,3 para 569,2. Na prova de Matemática, a nota obtida neste ano chegou a 535,5 pontos, enquanto em 2017 os estudantes conseguiram, em média, 518,5 pontos.

Na prova de Ciências da Natureza, a nota média caiu de 510,6 pontos para 493 pontos. Esse exame avalia conhecimentos sobre temas como biologia, química e física.

Continua depois da publicidade

Na redação, que no último Enem teve como tema a "manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", registrou queda nas notas de 558 pontos para 522,8 pontos.

Nota 0 na redação

Os resultados do Enem mostraram ainda que houve queda no número de estudantes que tiraram nota 0 o na produção de textos, além de um leve aumento no número de pessoas que conseguiram a nota máxima, 1000. Conforme o Inep, neste ano, 112.559 estudantes não conseguiram pontuar, enquanto 309.157 ficaram na mesma situação na prova anterior.

Já a nota máxima de 1000 pontos foi atingida por apenas 55 estudantes, entre os 4.122.423 que entregaram as provas do Enem. Foram dois a mais que no ano anterior.

O Inep também divulgou os principais motivos pelos quais os estudantes acabaram zerando as notas das redações. A entrega de provas em branco foi vista em 1,21% das situações, entre as mais de 4 milhões de prova realizadas. Já a fuga ao tema proposto atingiu 0,77% dos textos.

Continua depois da publicidade

Importância dos dados

Além de servir como avaliação de estudantes para o ingresso no ensino superior, o Enem serve como um estudo para o governo avaliar a qualidade do ensino médio. As notas ajudam o governo federal a implementar políticas que possam melhorar o setor educacional de base.

Além do Enem, o Ministério da Educação (MEC) também aplica Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que é voltado para alunos do ensino superior, cujo objetivo é analisar a qualidade do ensino superior.