Em Santa Catarina, no primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, 30,3 mil dos mais de 125 mil inscritos não compareceram nos locais de prova — o número representa uma ausência de 24,2%. Ano passado, a taxa de abstenção no estado foi de 28,10%. No país, o Enem deste ano teve a menor abstenção desde 2009: 24,9%.

Continua depois da publicidade

A informação foi repassada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na noite deste domingo (04). Apesar da preocupação por conta do início do horário de verão, que começou na madrugada deste domingo, a aplicação das provas ocorreu normalmente, sem maiores incidentes.

Neste primeiro dia do Enem, as provas foram de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que deveriam ser feitas em um período de até cinco horas e meia. Foram tratados temas como feminicídio, racismo, ditadura militar, refugiados e até o pajubá, dialeto criado por travestis. Já a redação teve como tema a “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Segundo o calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), no próximo domingo, dia 11, serão aplicadas as provas de Ciência da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas para resolver às questões.

A publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões será feita no dia 14 deste mês, uma quarta-feira. A divulgação dos resultados individuais, no entanto, está marcada para 18 de janeiro de 2019.

Continua depois da publicidade

*Com apoio do Diário Catarinense

Ouça as informações: