Cerca de 510 Fuscas percorreram as estradas brasileiras para ficar em exposição no Parque Vila Germânica, em Blumenau, neste domingo. O 14º Encontro Sul Brasileiro de Fuscas e Parentes contou histórias de tradição e preservação dos modelos tradicionais fora de linha.
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Os olhares curiosos dos visitantes, de recém-nascidos a idosos, observavam os detalhes dos carros, desde o Fusca mais antigo, o alemão de 1952, ao mais novo, fabricado no Brasil em 1996.
Segundo os organizadores, cerca de 5 mil pessoas foram ao evento ver as raridades. Os destaques foram seis Fuscas importados da Alemanha, fabricados entre 1952 e 1958.
De acordo com o presidente do Clube de Fuscas de Blumenau e organizador do evento, Marcelo Aparicio, especula que esses carros eram os mais caros em exposição, tanto pela originalidade quanto pela antiguidade, chegando a R$ 60 mil. Proprietário de um Fusca Itamar ano 1996 e de uma Brasília LS 1979, ambos de cor branca, Aparicio fala com emoção sobre o encantamento do Fusca:
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– É um veículo ímpar, que tem história e tradição. Foi e sempre será um ícone automobilístico. O Fusca tem o maior número de unidades fabricadas com o mesmo projeto.
Quem foi à Vila também pode ver o TYP181, um jipe utilizado pelas forças armadas alemãs. No Brasil, há apenas duas unidades do TYP181. O encontro em Blumenau apresentou ao público o modelo ano 1972, de Curitiba. O outro no país, de 1973, está em exposição num museu, em Brasília.
Na programação do encontro também contou com um mercado de pulgas.
Parte do valor arrecadado com a entrada ao evento será revertida à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau.
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