Entre os dias 7 e 9 de setembro, Florianópolis recebe o Encontro Nacional de Cegos (Enac). A proposta é proporcionar uma vivência de situações cotidianas que não estão adaptadas à pessoa com deficiência visual, como passeios pelas ruas do Centro. Serão cerca de 40 participantes de todo país, além dos moradores de Florianópolis que quiserem participar. O evento é aberto a todos os interessados, inclusive não-cegos.
Continua depois da publicidade
O professor de Ensino Médio e músico João de Paula, um dos participantes do Enac, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em novembro do ano passado por sua dedicação à luta pela integração e inclusão social de deficientes visuais no Estado. Para ele, essa é uma oportunidade da sociedade evoluir em relação à inclusão social.
— A ideia é trazer a nossa realidade para que o poder público veja que a cidade precisa ser pensada numa outra lógica. Sabemos que há problemas de acessibilidade nas praias e nos equipamentos de lazer, por isso queremos chamar a atenção do pessoal para esse problema. Os cegos são um público ativo, que consome e que quer participar da vida social — comenta João de Paula.
A programação do Enac terá, além dos passeios guiados pelo Centro e em algumas praias de Florianópolis, shows musicais. Confira a agenda completa:
Continua depois da publicidade
7 de setembro
10h – Abertura solene
Local: Auditório da Acic – Rodovia Virgílio Várzea, 1300 – Saco Grande
13h30 – Passeio monitorado na Praia dos Ingleses
21h – Show “Entre Luzes e Sombras”, com João de Paula
Local: Cantina de Vinhos Pipa – Rua Juvêncio Costa, 39 – Trindade
8 de setembro
8h30 – Passeio monitorado pelo Centro
13h30 – Passeio monitorado na Praia do Santinho
20h – Show com o músico Luciano Pinheiro
Local: Botequim Floripa – Av. Rio Branco, 632 – Centro
9 de setembro
10h – Passeio monitorado em São José
Local: Beira-Mar e Centro Histórico
16h – Encerramento
Local: ACIC – Rodovia Virgílio Várzea, 1300 – Saco Grande