Gustavo Kuerten recebe Nicolás Lapentti, o seu maior parceiro no circuito da Associação dos Tenistas Profissionais, hoje à noite, a partir das 20h30min, na Arena Multiuso, em São José. O equatoriano, de 35 anos, desafia seu velho amigo em jogo-exibição, que marca a quarta edição da Semana Guga Kuerten. A partida terá tranmissão ao vivo no canal SPORTV 2.

Continua depois da publicidade

As trajetórias de Gustavo Kuerten e Nicolás Lapentti, se confundem. Eles enfrentaram o mesmo caminho e defenderam o estilo sul-americano numa época dominada pela “Armada Espanhola” e por fenômenos como os norte-americanos André Agassi e Pete Sampras. Nas quadras, os dois foram parceiros em duplas, e ganharam títulos. Fora delas, construíram uma imagem positiva, inauguraram instituições sociais em seus países e agora, também são pais de primeira viagem.

_ Para mim, enfrentar o Lapentti sempre foi como enfrentar um parente. Nossa amizade sempre foi muito grande. A competitividade entre a gente é tão grande que até a filha dele (Victória) nasceu há pouco também (quatro meses)_ brincou Guga, pai de Maria Augusta, oito meses.

Para Lapentti, ou melhor Nico, como é chamado pelos amigos como Guga, a resposta é recíproca:

Continua depois da publicidade

_ Fora da quadra a gente é bastante igual. Os princípios morais, a família, a gente fica mais perto um do outro, porque sempre tem a vontade de ajudar _ explicou o equatoriano, que criou uma fundação para ajudar crianças com câncer no seu país.

A exibição deverá ser marcada pelo jogo de fundo, com longas trocas de bolas, bem ao estilo dos especialistas no saibro. Como bom sul-americano, Lapentti, sabe que ficará mais fácil encarar Guga se contar com o calor da torcida.

_Estou treinado, pois perdi quase quatro quilos na preparação. Mas é difícil, aqui, em Florianópolis, contra o Guga, é complicado _ declarou.

Continua depois da publicidade

Para o anfitrião, que defende uma “invencibilidade” em jogos de exibição realizados após a retirada do circuito, o confronto tem mais um sabor de encontro:

_ É diferente de jogar contra outro cara. Nossa relação tem um respeito maior, de cuidar e não ser tão agressivo dentro da quadra _ explicou.

Os cinco mil torcedores aguardados na Arena Multiuso já sabem o que podem esperar.