Apesar dos recentes investimentos de alguns municípios, Santa Catarina continua sendo um dos piores Estados do país quando falamos de saneamento básico. A professora do curso de Engenharia Ambiental da Univali, Janete Feijó, acredita que o número de domicílios atendidos aqui chegue a no máximo 14%. Pior desempenho que o nosso, apenas o do Piauí. Por isso, os municípios da Costa Esmeralda resolveram trazer o tema para a discussão, na 1ª Conferência de Inovações e Desafios do Saneamento, que começa nesta quinta-feira à noite, em Itapema.

Continua depois da publicidade

Organizada pela Conasa Águas de Itapema, a conferência vai trazer grandes nomes do cenário nacional e terá um espaço dedicado apenas para o debate do saneamento básico nos municípios da Costa Esmeralda – Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

– É fundamental que o debate aconteça e que seja cada vez mais frequente. O poder público precisa investir mais nisso e a população também precisa aprender a cobrar isso dos governantes – diz a professora Janete, que é mestre em Engenharia Ambiental e que vai participar do evento.

Por isso, um dos pontos altos do encontro será o debate marcado para a tarde de sexta, quando acontece uma mesa redonda com o tema Inovações e Desafios do Saneamento da Costa Esmeralda.

Continua depois da publicidade

– Somos um Estado que tem uma tradição turística muito forte, especialmente a nossa região. Não podemos mais dar às costas para a questão do saneamento básico – afirma a professora.

Convidados

O evento começa quinta-feira à noite com uma conferência com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida. Ele vai falar sobre Saneamento Básico e Meio Ambiente. Apesar de ser médico, Cheida é um dos mais premiados estudiosos da área ambiental no Brasil.

Sexta de manhã, às 9h, a principal atração do evento é o debate sobre Sustentabilidade Socioambiental e Desenvolvimento, com a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Logo depois, o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, vai falar sobre Saneamento, Educação, Trabalho e Turismo.

Continua depois da publicidade

As inscrições para a conferência são limitadas e gratuitas e quem tiver interesse pode entrar no site do encontro.

Programação

Quinta-feira

18h às 19h30 – Credenciamento

19h30 às 20h – Abertura

20 às 21h – Conferência: Saneamento Básico e Meio Ambiente, com o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida

21h – Coquetel

Sexta-feira

9h às 10h45 – Conferência: Sustentabilidade socioambiental e desenvolvimento, com a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva

Continua depois da publicidade

10h45 às 11h – Coffee break

11h às 12h15 – Conferência: Saneamento, educação, trabalho e turismo, com o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos

12h15 às 14h15 – Almoço

14h15 às 16h – Mesa redonda: Inovações e desafios do saneamento da Costa Esmeralda

16h às 16h15 – Coffee break