O encontro de trilheiros Bananalama, que ocorre todos os anos no mês de julho, finalmente foi reconhecido como ‘o maior passeio de motos off-road do mundo’. A resposta do “Guinness World Records” chegou no fim de fevereiro, mas desde 2006 os reponsáveis pelo evento perseguiam o recorde. O número de trilheiros registrados e comprovados é de 2.132 motos, em evento que ocorreu no ano passado, em Corupá. O anúncio oficial da certificação ocorre nesta sexta-feira (22), às 20 horas, na Pousada Vila Ecológica, em Corupá.
Continua depois da publicidade
Como foi considerada uma categoria nova pelos britânicos, o levantamento das provas levou mais de 70 dias, conforme explica o secretário do Grupo de Trilheiros Bananalama, Juliano Cesar Baade.
– Foi criada uma nova categoria junto ao “Guinness”. Nos passaram todas as regras em maio e, em setembro, encaminhamos as provas – lembra.
A correspondência envida para a sede do “Guinness”, em Londres, na Inglaterra, pesava mais de 13 quilos, confidenciou Juliano.
Continua depois da publicidade
O secretário conta que o grupo perseguia o recorde desde 2006, quando o Bananalama inscreveu 1.141 trilheiros. Ao longo dos anos, a organização do evento estudou as formas de chegar ao objetivo e, em 2011, traçou como meta conseguir a façanha.
– Naquele ano, fizemos uma tentativa junto ao “Guinness”. Como era uma categoria nova, algumas regras não puderam ser alcançadas. Nos organizamos melhor no ano seguinte e conseguimos cumprir todas as exigências – comemora.
Para esse ano, quando o evento chega a décima edição, a organização prevê uma programação especial, tanto pelo aniversário quanto pela certificação.
Continua depois da publicidade
– Estamos planejando um projeto bastante arrojado. Com o certificado devemos atrair mais trilheiros, pois agora, todos estarão participando realmente do maior encontro do mundo – destaca.
Este ano o Bananalama está previsto para os dias 4 a 7 de julho, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá.