O encontro de governadores que integram o Conselho de Integração do Sul e Sudeste (Cosud) teve início na tarde desta quinta-feira (21) com uma cerimônia de abertura e entrevistas dos governantes que pregaram a união entre os estados.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Nos discursos que marcaram a abertura da 12ª reunião do Cosud, a força dos estados, responsáveis por 70% do PIB do país, foi um dos temas citados. Outro assunto que predominou nas falas do governador são as ações sobre meio ambiente e mudanças climáticas. Santa Catarina, que tem histórico de desastres como enchentes e estruturas de Defesa Civil no estado e em municípios para monitoramento e prevenção, deve discutir o tema com representantes de outros estados em câmaras temáticas que ocorrem na capital catarinense até sábado (23).

— Uma grande preocupação nossa é que o município esteja bem equipado, com plano de contingência feito, que haja simulações em que áreas onde há maior risco — afirmou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Em entrevista coletiva após a abertura, os governadores também falaram sobre segurança pública, outro tema em pauta nas discussões dos dois próximos dias. Os líderes dos estados comentaram a PEC da Segurança Pública, iniciativa do governo federal que reuniu governadores para sugerir ações de combate ao crime organizado, mas reforçaram também iniciativas do próprio Cosud para reforço da segurança nos estados.

Continua depois da publicidade

— A PEC é sempre um tema importante, enxergo com bons olhos a iniciativa do governo federal, mas entendemos no Cosud, e fizemos isso através de sugestão de mudança da lei penal, entregamos a Arthur Lira (presidente da Câmara dos Deputados) e Rodrigo Pacheco (presidente do Senado), a importância da modernização da lei penal. Enquanto houver impunidade, em especial para alguns crimes mais pesados, essa impunidade incentiva o criminoso. Temos que modernizar a lei penal, o Código Penal, para justamente endurecer cada vez mais — afirmou o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que é presidente do Cosud.

Governadores preparam acordo de integração entre Gaecos

Encontro do Cosud começou nesta quinta-feira (Foto: Leo Munhoz, Secom SC)

Ainda no tema de segurança pública, Ratinho Júnior destacou que os governadores devem assinar um acordo de integração entre os chefes do Ministério Público de cada estado para a troca de informações entre os Gaecos de cada região.

Participam da abertura do encontro os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, de Minas Gerais, Romeu Zema, do Espírito Santo, Renato Casagrande, e Paraná, Ratinho Júnior, além do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza. O evento deve reunir 500 pessoas, entre servidores estaduais e técnicos.

A programação da reunião do Cosud nesta sexta-feira prevê reuniões de sete câmaras temáticas ao longo da manhã e da tarde. Entre os assuntos há grupos de discussão sobre segurança pública, meio ambiente, governo, economia, saúde, educação e desenvolvimento humano.

Continua depois da publicidade

Leia também

SC recebe governadores do Sul e Sudeste em “G20 brasileiro” com segurança pública em pauta

De pipoca doce a “purezinha”, os mimos de SC para governadores no Cosud

Jorginho impõe condição para receber Lula em Santa Catarina