Cerca de 300 pessoas se reúnem a partir desta sexta-feira (1°) para celebrar uma das tradições folclóricas mais conhecidas da Capital catarinense: o Boi de Mamão. O evento, denominado Encontro de Bois de Mamão de Florianópolis, conta com a participação de 17 grupos, sendo 11 deles adultos e seis infantis. As atividades são abertas ao público e têm início às 11h, no Largo da Catedral.
Continua depois da publicidade
Conforme a Prefeitura de Florianópolis, responsável pela organização, além de divulgar as brincadeiras, a ação busca dar visibilidade aos grupos que mantém essa tradição, com o objetivo de fortalecer a manifestação cultural que faz parte do patrimônio imaterial do município.
A programação está prevista para durar até sábado (3). Além das apresentações artísticas, também haverá uma Roda de Conversa chamada "Conversa pra boi não dormir", que contará com a participação de Cláudio Andrade, Sérgio Ferreira, Nei Batista, Nereu do Valle Pereira, Nado Gonçalves e JB Costa. A atividade está marcada para esta quinta-feira, às 14h, na Casa da Memória, no Centro.

Brincadeira reúne encenação e cantoria
O Folguedo do Boi de Mamão é uma das manifestações culturais mais significativas da cultura popular do estado de Santa Catarina, presente em todo o Litoral. Florianópolis tem o maior número de grupos desta brincadeira, que tem o próprio Boi de Mamão como seu principal personagem.
A brincadeira aborda a morte e a ressurreição do boi, levando ao público personagens simbólicos, como o vaqueiro, o cavalinho, a cabra, o urubu, o cachorro, o macaco, o urso branco e preto, a Bernunça, a Maricota. A cantoria embala a cena por meio de versos alusivos às figuras do folguedo e as dramatizações da brincadeira.
Continua depois da publicidade
Confira a programação completa
• Quinta-feira (1° de agosto)
11h: Concentração no Largo da Catedral (Centro)
11h15min: Desfile
14h: Roda de conversa “Conversa pra boi não dormir”
• Sexta-feira (2 de agosto)
9h30min: Grupos infantis
14h: Grupos infantis
19h30min: Boi de Santo Antônio
• Sábado (3 de agosto)
10h: Alivanta Boi
11h: Boi Petinho
12h: Boi da Vargem Grande
13h: Arreda Boi