Considerada a terceira maior festividade religiosa do Brasil, a 257ª Procissão do Senhor dos Passos encerra neste domingo (26) em Florianópolis. Além da missa na Catedral, também ocorre a Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores no Centro da cidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp
De acordo com a organização do evento, cerca de 50 mil fiéis são esperados para a celebração — na última edição, cerca de 30 mil pessoas participaram da procissão.
O evento neste domingo começou às 9h, com a Missa na Catedral Metropolitana. Depois, às 16h, ocorre a Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, em frente a Catedral, onde também ocorre o “Sermão do Encontro”, um dos momentos mais simbólicos da procissão.
Pedala Tour leva 1,5 mil ciclistas às ruas de Florianópolis neste domingo
Continua depois da publicidade
Por conta disso, haverá alterações no trânsito da capital catarinense. De acordo com a Guarda Municipal, a primeira parte da procissão sairá da Catedral às 16h e irá percorrer as ruas Tenente Silveira, Deodoro, até chegar no Largo da Alfândega. Depois, ela faz o contorno pela Praça XV e volta a Catedral, onde terá uma missa de cerca de 30 minutos.
Depois, a procissão desce a Praça XV e segue pela Rua Tiradentes, cruzando a Av. Hercílio Luz, chegando na Rua Bulcão Viana com o cruzamento na Avenida Mauro Ramos e percorrendo a Rua Menino Deus, chegando à Capela do Hospital de Caridade e assim, finalizando o evento.
A praça XV de Novembro e a avenida Paulo Fontes serão restritas durante todo o domingo, bem como as ruas Bulcão Viana e Menino Deus terão restrição de estacionamento. O trânsito na praça Tenente Silveira será desviado para rua Vidal Ramos e os da rua Silva Jardim, para a rua José da Costa Moellman.
A celebração termina oficialmente nesta segunda-feira (27) com a Missa de Ação de Graças, a partir das 8h30, na Capela Menino Deus do Hospital de Caridade.
Continua depois da publicidade
A Procissão do Senhor dos Passos
A festividade teve iniciou em 1766, dois anos após uma embarcação que levava uma escultura de Jesus Cristo da Bahia para o Rio Grande do Sul ficar impossibilitada de sair da capital catarinense, onde havia parado para abastecimento, por conta do mau tempo. Na época, os fiéis pensaram se tratar de uma mensagem divina e, por isso, a imagem ficou na cidade.
Além disso, a procissão é, desde 2006, considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, além de título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil (IPHAN) desde setembro de 2018.
Leia também:
Ação que pedia suspensão da votação do Plano Diretor de Florianópolis é extinta pela Justiça
Novo piso nacional para professores é suspenso em mais uma cidade de SC; entenda polêmica