Um encontro nacional em São Paulo, nos dias 22 e 23 de maio, organizado pela Associação Brasileira de Procons com a Secretaria Nacional da Defesa do Consumidor, terá como um dos assuntos a mudança na regra das bagagens. A expectativa era de redução de 30% em média no preço dos assentos nos voos, com a tarifa cobrada à parte pelo despacho de bagagens. Segundo Celso Sandrini, secretário de Defesa de Defesa do Consumidor de Florianópolis, o objetivo é verificar se realmente ocorreu a queda nos preços das passagens aéreas para quem leva apenas a bagagem de mão.

Continua depois da publicidade

Na Capital, as companhias aéreas no Aeroporto Internacional Hercílio Luz foram notificadas para apresentar um levantamento dos preços das passagens praticadas antes e depois da crise da Avianca, que resultou em fim de algumas rotas que operavam no terminal. Sandrini alega que não houve reclamações no órgão municipal, porém a imprensa no país vem trazendo constantemente informações sobre o aumento no valor dos tíquetes para viagens aéreas após a companhia anunciar cancelamentos dos voos, a partir do mês passado.

A notificação no aeroporto de Florianópolis aconteceu na última segunda-feira (6), e as empresas que operam no terminal terão um prazo de dez dias para apresentar os dados e, se for o caso, provar que não houve prática de cobrança abusiva.

Ouça as informações:

Continua depois da publicidade