O próximo passo para definir a realização de um Grande Prêmio de Fórmula 1 em Santa Catarina a partir de 2015 será dado nas próximas semanas em Londres. O governo do Estado aguarda o retorno da China do presidente da Fórmula One Management (FOM), Bernie Ecclestone, para finalizar as tratativas em reunião na capital inglesa.

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Além do próprio Ecclestone, representantes da FOM já estiveram em Santa Catarina para buscar informações sobre a estrutura de região ancorada por duas das principais cidades do Estado – Itajaí e Balneário Camboriú. Os dados foram levantados pela secretaria de Articulação Internacional e repassados por Alexandre Fernandes, designado pelo governador Raimundo Colombo para tratar da questão diretamente com Ecclestone.

– A exigência de leitos feito pela FOM é de 50 mil leitos e dispomos de 53,7 mil. Além disso, como acontece nos países europeus, podemos colocar a disposição 1,5 milhão de residências na região de Balneário Camboriú para aluguel durante a semana do Grande Prêmio – relata Fernandes.

Para evitar uma possível concorrência com o GP de São Paulo, o governo do Estado também optou por uma alternativa há muito já pensada pelo chefão da Fórmula-1: a realização de uma segunda prova no país. O “GP do Mercosul” seria a versão sul-americana do GP Europa, que era sediado na Espanha e foi realizado de 2008 a 2012 no circuito de Valencia, já que o país tem o seu próprio GP desde 1968, atualmente está sediado em Barcelona.

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Ecclestone também já manifestou a intenção de aumentar para 22 o número de provas no calendário da F-1 nos próximos anos. Em 2012, no último ano de realização do GP da Europa, o Mundial teve 20 provas, e neste ano, conta 19. A Rússia deverá entrar neste calendário em 2014, mas o GP do Mercosul, em 2015, atenderia a outro interesse: substituir o GP da Argentina.

Realizado pela última vez em 1998, com vitória do alemão Michael Schumacher, o GP no país vizinho chegou a ser anunciado em março de 2012 pela presidente Cristina Kirchner. A proposta era realizar um GP nas ruas de Mar del Plata, em um circuito desenvolvido pelo alemão Hermann Tilke, mas as negociações não avançaram. Ou seja, o GP Brasil pode até continuar em São Paulo, que ainda haverá espaço para outra prova no Brasil. ?

Pontos favoráveis

? Disposição do governo do Estado em construir um autódromo moderno.

? Estrutura turística da região (praias, rodovias, shoppings, restaurantes, etc).

? Localização geográfica (entre Florianópolis e Curitiba).

? Atendimento às exigências da FIA.

? Parque Beto Carrero World foi sede a melhor etapa do Mundial de Motocross FIM 2012.

? Parque Beto Carrero World foi sede do Desafio das Estrelas em 2012.

? Projeto do autódromo de autoria do designer alemão Herman Tilke.

? Proximidade com aeroporto de Navegantes*.

? Capacidade hoteleira de 53,7 mil leitos.

* Terá que ser adequado com nova pista para receber os seis Jumbos 747 que transportam as equipes. ?

Pontos desfavoráveis

? A cada ano que passa, os pilotos brasileiros são cada vez mais coadjuvantes na categoria.

? Possível atraso no cumprimento de prazos de execução de obras, como já acontece com os novos estádios da Copa do Mundo.

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