Pescadores localizaram na manhã desta segunda-feira o corpo de Guilherme Edinei Domeciano, 14 anos, que morreu afogado no final da tarde deste domingo, na praia da Armação, em Penha. Uma rede de pesca foi utilizada para resgatar o corpo, que estava próximo ao ponto do afogamento.
Continua depois da publicidade
Curta a página do Sol Diário no Facebook
Praia da Armação registra dois afogamentos no domingo
Esta foi a segunda morte por afogamento na mesma praia no domingo. Às 15h30, Maurício José Haffenstein, 43 anos, acabou puxado pela corrente marítima e foi retirado da água já sem vida por banhistas.
Continua depois da publicidade
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Penha, Johnny Coelho, Guilherme e mais três amigos passaram pelo local quando o corpo de Maurício estava sendo retirado e foram orientados a não entrarem no mar.
_ Eu estava aguardando a chegada do IML quando os meninos passaram e eu disse que o mar estava muito perigoso, com ondas muito fortes. Às 18h eles entraram e o Guilherme não conseguiu voltar.
Domeciano era o único que não sabia nadar. Durante a noite os bombeiros realizaram buscas pela área até que por volta de 8h o corpo foi encontrado. Ele chegou a ser levado para o estabelecimento da família, o restaurante Sombreiro, na praia da Armação, onde amigos e familiares aguardavam por informações. O IML esteve no local e removeu o corpo para realizar o laudo.
Continua depois da publicidade
Segundo o primo de Guilherme, o diretor de TV Diego Gomes, o local onde ocorreu o afogamento fica em frente a um posto salva vidas, que estava desativado. Além disso, a bandeira vermelha que sinaliza o ponto como perigoso durante o verão, também não estava fixada na areia.
_ Seria importante em dias de veranico que pelo menos as bandeiras vermelhas sejam usadas. Foi uma coincidência eles passarem pelo local e os bombeiros estarem retirando o outro corpo, caso contrário não haveria nenhuma orientação_ comenta Diego.
Filho único, Guilherme ajudava a família no restaurante e tinha trabalhado até às 15h de domingo. _ Era um menino alegre, inteligente, educado e com a vida toda pela frente_ lamenta Gomes.
Continua depois da publicidade
Orientação nas praias pode começar a partir da próxima semana
Se as temperaturas agradáveis persistirem, bombeiros militares podem começar a partir da próxima semana um trabalho de orientação nas praias da região. A informação é do comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Itajaí, o tenente-coronel Sérgio Murilo de Melo.
_ Vamos ter uma reunião para decidir isso, mas se este calor continuar a partir do próximo final de semana é possível que bombeiros passem de quadriciclo pelos balneários mais movimentados orientando os banhistas.
O cronograma do Corpo de Bombeiros Militar do Estado prevê o início da operação de baixa temporada para setembro. Porém, a corporação cogita reativar alguns postos guarda vidas ainda neste mês. A certificação dos guarda vidas já foi antecipada, segundo Melo.
Continua depois da publicidade
Sobre o uso de bandeiras de sinalização na baixa temporada, o comandante explica que elas não são utilizadas para evitar furtos e a ação de vândalos.