O Corpo de Bombeiros resgatou o corpo da segunda vítima soterrada em Ouro Preto (MG) durante o deslizamento de terra que atingiu a rodoviária da cidade, na madrugada desta terça-feira. Os dois corpos, ainda não identificados, estavam dentro de dois táxis estacionados na rodoviária, quando foram atingidos pelo deslizamento.
Continua depois da publicidade
Com o resgate do segundo corpo, chega a seis o número de mortes causadas pela chuva desde outubro do ano passado no Estado, que já tem 52 municípios em situação de emergência. No total, 108 municípios foram atingidos pelas tempestades durante o período, afetando 2,1 milhões de pessoas. Destas, 9.365 pessoas estão desalojadas e outras 404 estão desabrigadas.
O local atingido pelo deslizamento em Ouro Preto era uma garagem de ônibus, que era utilizada também com ponto de taxi. Foram deslocados 30 bombeiros do serviço operacional e administrativo, sendo que dentre eles especialistas em busca e resgate em estruturas colapsadas. Dois cães farejadores auxiliaram as buscas. Segundo os bombeiros, as equipes continuavam no local do deslizamento, até as 12h30min, em busca de outras possíveis vítimas.
Estado em emergência
As chuvas que castigam o Estado de Minas Gerais já deixaram 52 cidades em situação de emergência desde outubro, de acordo com o último boletim da Defesa Civil. Na segunda-feira, mais cinco cidades (Itabirito, Brumadinho, Congonhas, Raul Soares e Guiricema) decretaram situação de emergência por conta das chuvas.
Continua depois da publicidade
O município de Itabirito sofreu com inundações causadas pelo transbordamento do Rio Itabirito, atingindo a área central e os bairros São Geraldo e Lourdes. A cidade de Brumadinho também está na mesma situação. O transbordamento do Rio Paraopeba atingiu várias localidades do município.
Em Raul Soares, o transbordamento dos rios Santana e Matipó e do córrego de Ubá, que cortam o município, bem como o grande volume de precipitações ocorridas nos últimos dias, deixou estragos e prejuízos na cidade. Em Congonhas, a chuva contribuiu para elevação dos níveis dos rios Maranhão e Santo Antônio, que transbordaram e ocasionaram inundações em grande parte do município.
A última cidade a decretar situação de emergência é Guiricema, por conta da elevação do nível do Rio Bagres, que transbordou atingindo as áreas urbana e rural, deixando residências e estradas rurais danificadas e prejudicando o tráfego de pessoas e veículos.