O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) pousou por volta das 11h deste domingo (5) no Rio Grande do Sul acompanhado de uma comitiva do governo federal. O Estado sofre com chuvas e enchentes desde segunda-feira (29) e já contabiliza 66 mortes.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
É a segunda vez que o presidente vai ao Rio Grande do Sul nesta semana. Neste domingo, ao pousar em Canoas, ele foi recepcionado pelo governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB).
Chegamos no Rio Grande do Sul para fortalecer o trabalho de apoio ao povo gaúcho que vem sendo feito pelo governo federal, estadual e pelas prefeituras.
— Lula (@LulaOficial) May 5, 2024
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/xDTaRrG007
Continua depois da publicidade
Na quinta-feira (2), Lula e ministros desembarcaram em Santa Maria para avaliar a situação. O presidente, na ocasião, garantiu que não faltariam recursos do governo federal no socorro à população do Rio Grande do Sul e na reconstrução de municípios atingidos por tempestades e enchentes.
“Repito e insisto: a devastação a que estamos sendo submetidos não tem precedentes. É momento de somarmos forças em prol do nosso Estado”, publicou o governador no X (antigo Twitter), na manhã deste domingo.
Situação no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul registrou na manhã deste domingo (5) a marca de 66 mortos pelas enchentes, ultrapassando o número da tragédia de 2023. Segundo o boletim divulgado às 9h deste domingo (5), 101 pessoas seguem desaparecidas e 155 estão feridas. Esta é a maior enchente registrada na história, segundo o governo estadual. Uma megaoperação foi montada para resgatar as vítimas.
A força-tarefa envolve equipes de todo o Brasil. Só de Santa Catarina, são mais de 30 homens, 11 embarcações, 10 viaturas e um helicóptero atuando para auxiliar as vítimas da tragédia. Um grupo de empresários também mobilizou 16 aeronaves para levar doações às cidades mais atingidas. Outros civis voluntários também prestam apoio, seja atuando diretamente com os afetados ou colaborando com donativos.
Continua depois da publicidade
A partir deste domingo (5), três bases de suporte humanitário serão instaladas em Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Elas receberão e distribuirão alimentos, água potável, medicamentos e kits de higiete às comunidades isoladas.
Fotos retratam drama de resgates feitos por bombeiros de SC durante chuvas no RS
Mais de 82 mil pessoas estão fora de casa
Até a manhã de domingo, a Defesa Civil gaúcha contabilizou mais de 95,7 mil pessoas fora de casa, sendo 15,1 mil em abrigos e 80,5 mil desalojadas, que estão nas casas de familiares ou amigos.
Ao todo, 332 dos 496 municípios do Estado registraram algum tipo de problema, afetando 707 mil pessoas.
Veja situação no Rio Grande do Sul
Continua depois da publicidade
Leia também
Aluna relata medo de cair na água quando ônibus escolar foi inundado em SC