O Rio Itajaí-Açu em Blumenau atingiu o maior nível em sete anos, superou os patamares das pequenas enchentes de 2017 e estabilizou durante a madrugada. 

Continua depois da publicidade

Da 1h da madrugada desta quinta-feira (5) às 5h, a régua subiu apenas 8 centímetros, o que confirma essa estabilização. Na última leitura, às 7h, houve a diminuição do nível pela segunda vez na semana, com 9,23 metros.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Na noite desta quarta-feira (4) a previsão do sistema de alerta de prevenção de cheias de Blumenau (AlertaBlu) já era de que o Itajaí-Açu ultrapassasse a marca dos 9 metros, o que se confirmou. A diminuição das chuvas na bacia, porém, fez com que houvesse estabilização nos indicadores. 

O pico, até o momento, foi de 9,39 metros, registrado às 2h.

Continua depois da publicidade

Ao todo, com o nível das 6h, 35 pontos de ruas da cidade são considerados alagados, conforme o relatório de cotas da Defesa Civil.

Previsão do tempo

De acordo com a Epagri/Ciram, após a passagem do ciclone extratropical as chuvas dão uma trégua para Blumenau e região. Na manhã desta quinta, inclusive, o amanhecer já era de sol em toda a região, trazendo alívio àqueles que estão em áreas alagáveis.

Apesar de não chover, a Defesa Civil estadual pede atenção à população que mora em áreas de encosta por conta da possibilidade de escorregamento — afinal de contas o solo está encharcado devido ao alto volume dos últimos dias.

Há, ainda, condição para ventos fortes e no Litoral o ponto de atenção é quanto à agitação marítima e ondas de até 4 metros, o que provoca restrição a pequenas e médias embarcações.

Continua depois da publicidade

Imagem mostra ciclone se afastando