O nível do Rio Itajaí-Açu deve atingir 9 metros em Blumenau às 22h desta quarta-feira (4), prevê a Defesa Civil municipal. Com projeção de pouco aumento, às 5h de quinta-feira (5) o rio deve chegar aos 9,5 metros. A informação foi divulgada nesta noite. A previsão de chuvas volumosas para a região nesta semana mobiliza o Grupo de Ações Coordenadas para o monitoramento da situação.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
ATUALIZAÇÃO: O nível do rio se estabilizou durante a madrugada desta quinta-feira e chegou a registrar queda nas primeiras horas da manhã. Na leitura das 7h, o nível era de 8,50 metros. A previsão de que chegasse a 9,50 metros às 5h não se confirmou e o pico ocorreu entre as 2h e 3h, quando ambas as leituras da régua registraram 8,78 metros.
Leia também: Confira a cota de enchente por rua de Blumenau
O Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos (AlertaBlu) já havia divulgado que a tendência era de que o Rio Itajaí-Açu atingisse 8 metros às 20h de quarta, o que já configuraria uma cheia na cidade. O nível chegou a 7,91 metros às 20h.
Continua depois da publicidade
A enchente aconteceu no mesmo dia da abertura da Oktoberfest 2023. Por conta da chuva, o primeiro desfile foi adiado para quinta-feira (5), mas a programação continua normalmente, afirmou o prefeito Mário Hildebrandt na tarde de quarta:
— É um olho na festa e outro na situação de cada cidadão. Um dos fatos mais perigosos são os deslizamentos. A enchente a gente tem previsão, o deslizamento a gente imagina, mas não tem certeza. É mais difícil alertar — disse.
O prefeito ressaltou a necessidade de moradores permanecerem atentos aos sinais de deslizamentos, como inclinação de árvores, estalos, rachaduras, muros estufados e águas mais barrentas que o normal.
Das 67 ocorrências atendidas até o fim da tarde de quarta, mais da metade era por movimentação de solo. Em um dos casos a lama atingiu uma residência e trouxe prejuízo aos moradores. Para atender famílias que necessitem de abrigo a prefeitura ativou o existente na Rua Cidade de Salvador, 89, na Itoupava Norte.
Continua depois da publicidade
Todas as ações feitas são baseadas no plano de contingência do município. A rápida evolução do rio fez com que moradores de áreas mais baixas tivessem de levantar móveis para evitar prejuízos. Mesmo assim, teve quem não conseguisse salvar tudo, caso da família de Luís Carlos de Souza, que teve ajuda de voluntários para retirar alguns pertences antes de a água invadir o portão onde ele mora.
Já Dona Rose, que mora na Rua São Rafael, a primeira inundada, usou a enchente do ano passado como lição e se precaveu.
Oficialmente, a cidade está em estado de alerta.
Mais sobre as chuvas em Blumenau e região
SC descarta operar barragem de José Boiteux, a maior de contenção de cheias do Estado
Moradores de Rio do Sul usam até barco e correm para tirar móveis durante enchente
Família tira móveis de casa em Blumenau e usa enchente do passado como lição
Mãe encontra bebê embaixo de escombros após deslizamento atingir casa em Timbó