No Carnaval vários fatores podem ajudar a diminuir a saúde da pele. Quem vai para a praia ou mesmo quem pretende descansar à beira da piscina precisa tomar alguns cuidados com a exposição ao sol.
Continua depois da publicidade
Para quem vai sair nos blocos, cordões ou escola de samba é fácil usar uma maquiagem de baixa qualidade, glitter e brilhos de todo jeito. As consequências para a pele são imediatas.
A dermatologista Daniela Landim dá dicas simples para aproveitar o carnaval e manter a pele linda.
1) Manter a pele hidratada
O ideal é não tirar da bolsa água thermal e, sempre que lembrar, reaplicar no rosto.
Continua depois da publicidade
2) Se a festa começar de dia, o filtro solar é indispensável
Procure um fator de proteção no qual você tenha que reaplicar poucas vezes (fator 60, por exemplo) durante o dia e evite exposição nos períodos de pico de sol, das 10 às 16h, para não queimar a pele, que promove além daquela vermelhidão horrorosa, edema e aparência envelhecida.
3) Aplique um bom hidratante específico para sua pele
O objetivo é prepará-la para poder receber uma maquiagem carnavalesca. O primer geralmente hidrata e suaviza os poros e as rugas discretinhas.
4) Não use maquiagens de origem duvidosa.
A dermatite de contato é muito frequente no verão e os danos à pele variam desde edema, vermelhidão até uma queimadura, se o produto não for específico para a pele o dano é imenso.
5) Muito cuidado na praia
Se você manipular frutas cítricas e com a exposição solar, mesmo dando aquela “lavadinha”, causam manchas marrons nas mãos, braços e face, além de demorar a reverter o quadro chamado de Fitofotodermatose.
Continua depois da publicidade
6) Demaquilar
A limpeza da pele tem muita importância no aspecto final, principalmente nos últimos dias de festança. Então, não se esqueça do demaquilante, que limpa de forma profunda e desobstrui os poros melhorando o aspecto como um passe de mágica. Outra dica pra arrasar é a compressa gelada com chá de camomila na área dos olhos: deixe por 20 minutos.