Tente se imaginar em duas situações. A primeira: a de comprador de um utilitário esportivo de luxo recém-lançado, com alta tecnologia e sofisticação e valor estimado em cerca de R$ 500 mil. A segunda: a de fabricante de um veículo que entra na sua quarta versão após 40 anos de mercado. Em qualquer uma, você aceitaria colocar o carro sob condições extremas sem medo?

Continua depois da publicidade

A pergunta saltou na cabeça do repórter assim que entrou no novo Range Rover Vogue, com chegada prevista para fevereiro no Brasil, ainda sem preço final divulgado. Na cabine, um interior espaçoso, de visual elegante e limpo. Painel, console central e bancos em couro branco e madeira tratada. Lá fora, a aspereza do litoral de Essaouira, cidade da costa atlântica do Marrocos. Como o repórter não é dono de um Vogue e muito menos da Land Rover, acelerou sem temor e com muita adrenalina nas dunas da primeira etapa de um test-drive que ainda passaria por montanhas, estradas de chão, asfaltos esburacados e o caótico trânsito da mítica Marrakech.

Antes de detalhar a expedição de dois dias no norte da África, é preciso apresentar o novo Vogue, cujo projeto e engenharia foram elaborados nos centros de desenvolvimento da Land Rover na Grã-Bretanha. Trata-se do primeiro SUV com estrutura totalmente em alumínio, o que tornou o veículo até 420 quilos mais leve em relação ao modelo anterior.

A perda de peso se reflete em um design mais jovem e suave, mas com os traços de robustez que sempre caracterizou o modelo. O novo Vogue é fabricado em Solihull, na região central da Grã-Bretanha. A expectativa da montadora é vender até 220 unidades do modelo no Brasil por ano.

Do ponto de vista ambiental, a troca do aço pelo alumínio na carroceria permitiu um veículo com menor emissão de gases poluentes e maior economia de combustível. Duas boas notícias para quem tem consciência ecológica. Como, do ponto de vista econômico, o preço do diesel ou da gasolina não deve ser motivo de preocupação para o dono de um SUV desse nível, dá para passar aos aspectos mais emocionantes do teste. Com uma transmissão automática suave, de oito velocidades, o novo Vogue pode chegar a 250 quilômetros por hora.

Continua depois da publicidade

Leandro Fontoura viajou a convite da Land Rover