O encalhe de baleias-jubarte registrado no Brasil em 2021 bateu o recorde, que até então era de 2017, segundo levantamento feito pelo Projeto Baleia Jubarte. Até esta sexta-feira (13) foram registrados 123 encalhes, mais do que o total de anos anteriores. Santa Catarina lidera a lista de Estados, com 49 registros.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, explica que existem alguns anos atípicos, em que há mais registros de encalhes no Brasil do que o normal, como ocorreu em 2010, com 96 casos, 2017, com 122, e agora 2021, com 123. O último registro foi em Santos (SP) na noite de quinta-feira (12).

Como a maior parte dos animais encontrados são jovens, de até 10 metros de comprimento, que ainda não estão na idade de reprodução e também estão muito magros, Marcondes afirma que provavelmente eles se aproximaram da costa em busca de alimento e muitos acabam presos em redes de pesca.
Recorde de encalhes em Santa Catarina
Santa Catarina lidera a lista de estados com maior número de encalhes neste ano (49), seguida de São Paulo (35), Rio Grande do Sul (12) e Espírito Santo (12). Até então, o maior número de encalhes em SC havia sido registrado em 2016, com 11 registros.
Continua depois da publicidade
Para o pesquisador, o registro recorde se deve ao fato de que 2021 tem sido um ano muito ruim de alimentação na região onde as jubartes costumam se alimentar, na Geórgia do Sul e Sandwich do Sul.
— Ao invés de elas subirem para o Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, que é uma área de reprodução que não tem tanto alimento, elas estão ficando no sul. Assim elas economizam energia, e como as águas de Santa Catarina e São Paulo têm uma produtividade pesqueira maior, esses bichos ficam ali para se alimentar. Com isso, elas vêm para perto da praia e acabam morrendo presas em redes de pesca. Algumas vezes também morrem por doença — explica o pesquisador.
Leia também:
Baleia-jubarte faz “show particular” e encanta família em Florianópolis; veja o vídeo
Salto de baleia surpreende equipe da NSC TV no amanhecer em Florianópolis