Concluintes de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo de todo Brasil fazem neste domingo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A expectativa é de que 483,5 mil estudantes matriculados em 1,48 mil instituições de educação superior façam o exame. As provas começam às 13h.
Continua depois da publicidade
Os estudantes terão quatro horas para responder ao exame e têm de permanecer no local da prova por pelo menos uma hora para poder assinar a lista de presença. Quem deixar o local antes, sem assinar a lista, será considerado ausente e ficará em situação irregular. O participante pode deixar a sala com o caderno de questões três horas após o início do exame.
Criado em 2004, a cada ano o exame avalia um grupo diferente de cursos com o objetivo de aferir o rendimento dos estudantes de cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.
UFRGS e mais cinco universidades brasileiras estão entre as 500 melhores do mundo
RS tem três universidades entre as 800 melhores do mundo
Continua depois da publicidade
Boicote de alunos ao Enade faz nota de curso da UFSM despencar
Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho mínimo obrigatório para os alunos. O resultado do exame é usado apenas para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior.
Esta edição do Enade vai avaliar o desempenho de estudantes que tenham expectativa de finalizar a graduação até julho de 2015. Para tanto, precisam concluir mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. Os avaliados são alunos de 33 cursos superiores nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins.
Também farão o exame estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até o próximo mês e os de cursos superiores de tecnologia que tiverem cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo, até o fim do período de inscrição.
A divulgação do boletim de desempenho dos participantes do exame está prevista para o segundo semestre do próximo ano.
Continua depois da publicidade
* Agência Brasil