Os empréstimos hipotecários concedidos no Reino Unido caíram 10% em setembro em comparação com agosto, o que representa o pior nível mensal desde janeiro de 2005, informou hoje Council of Mortgage Lenders (CML, associação britânica de entidades creditícias hipotecárias). Segundo o CML, as hipotecas concedidas no país totalizaram no mês passado 17,7 bilhões de libras (cerca de 64,1 bilhões euros).

Continua depois da publicidade

– O enfraquecimento do consumo e as atuais restrições de financiamento arrastarão em baixa os dados mensais de empréstimos hipotecários durante o resto do ano e no primeiro trimestre de 2009 – advertiu o diretor-geral do CML, Michael Coogan.

A associação calcula que o número de hipotecas concedidas ficará este ano em um total de 255 bilhões de libras (923,7 bilhões de euros).

Esse dado é consideravelmente inferior aos 363 bilhões de libras (1.313,5 bilhões de euros)contabilizados em 2007 e, caso seja confirmado, seria o pior total anual desde 2002.

Os empréstimos hipotecários foram afetados neste país pelo esfriamento do setor imobiliário, assim como pelos estritos critérios adotados pelos bancos para conceder essas ajudas à luz da crise creditícia.

Continua depois da publicidade

Entenda a crise