A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) registrou um aumento 42,67% no número de obras emprestadas entre os anos de 2022 e 2024. Segundo dados da instituição, ao todo, 44.848 livros foram entregues para leitores durante o último ano, contra 44.483 em 2023 e 31.435 em 2022.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, pessoas que não liam livros eram a maioria no país em 2024. No entanto, os números da biblioteca do Estado mostram o caminho contrário, já que a quantidade de obras emprestadas quase duplicou nos últimos dois anos.
Cleonisse Schmid, administradora da Biblioteca, acredita que esse aumento foi resultado da implementação de mudanças no planejamento, criação de eventos e alterações no ambiente da instituição.
— O novo layout da biblioteca contribuiu, ela ficou mais convidativa para a leitura e a permanência nela. As exposições e os eventos que tivemos na biblioteca, quase que diários no ano anterior, também ajudaram nesse aumento — relata.
Continua depois da publicidade
Confira fotos da Biblioteca Pública de SC
Lista dos 10 livros mais retirados em 2024
- Torto Arado (281);
- Velhos (165);
- Escritos avulsos I: contos (153);
- Singradura: contos (123);
- A comédia humana (117);
- Alice no país das maravilhas (113);
- Quarto de despejo: diário de uma favelada (105);
- Nur na escuridão: romance (90);
- História universal ilustrada (88);
- O poder do agora: um guia para a iluminação espiritual (84).
Rio Grande do Sul também alcançou marca notável
Conforme informações divulgadas pelo portal GZH, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), criada em 1871 no Rio Grande do Sul, alcançou uma marca memorável.
No ano passado, a instituição pública do Rio Grande do Sul registrou um aumento de 80% no volume de empréstimos. O número de obras retiradas por frequentadores passou de 3 mil em 2023 para 5,3 mil entre janeiro e dezembro do último ano, apesar da enchente.
Continua depois da publicidade
Livros congelados: Minucioso trabalho da UFSC recupera documentos das enchentes do RS
— Será mesmo que a leitura está em queda? Acredito que não. O que falta é estímulo. Uma biblioteca não pode mais se contentar apenas em ter livros na estante. Se for assim, já era. É preciso criar formas de atrair as pessoas — diz a diretora Ana Maria de Souza.
Ana está implementando uma espécie de revolução na biblioteca. A transformação para atrair novos leitores incluiu a ampliação de eventos culturais no local (com shows de artistas consagrados, como Vitor Ramil), a criação de exposições literárias com pegada visual inovadora e uma maior abertura ao público (com o projeto BPE + Cultura, com atividades em plena rua).
Confira os 5 livros mais retirados em 2024 no RS
- O avesso da pele, de Jeferson Tenório, ganhador do Prêmio Jabuti em 2021;
- Água funda, de Ruth Guimarães;
- A terra dos mil povos, Kaká Werá;
- Um defeito de cor, Ana Maria Gonçalves;
- A falência, Júlia Lopes de Almeida;
A maioria das obras está na lista obrigatória de leituras para o vestibular na UFRGS, mas, na avaliação da diretora Ana Maria de Souza, não é só isso que justifica o sucesso.
Continua depois da publicidade
Onde os livros podem ser retirados
- Em Santa Catarina: a Biblioteca Pública fica na Rua Tenente Silveira, 343, no Centro de Florianópolis. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h;
- No Rio Grande do Sul: a instituição está localizada na Rua Riachuelo, 1.190, no Centro Histórico, em Porto Alegre. Abre de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.
É só chegar, ler, pesquisar e retirar os livros.
Leia mais
9 livros que você precisa ler em 2025
7 livros de suspense para desafiar a mente em 2025
Exposição conta história de 170 anos da Biblioteca Pública de Santa Catarina