Visão estratégica, gestão de riscos, e perdas calculadas fazem parte do jogo corporativo — e só quem treina muito vence na final. Superar desafios diários e alcançar o sucesso, inspirando quem quer trilhar o mesmo caminho, é um feito a ser comemorado. Para reconhecer as empresas que servem de exemplo no mundo dos negócios de um estado empreendedor e desenvolvido, a NSC Comunicação promove mais um Top of Mind.
Continua depois da publicidade
Na sua 29ª edição, o prêmio busca reconhecer e valorizar empresas e empreendedores que são referência no mercado em suas áreas de atuação. O evento de premiação será realizado no dia 15 de agosto, a partir das 19h, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), com transmissão ao vivo na programação do NSC Total. A cerimônia terá participação híbrida, com presença física somente para convidados e transmissão digital por meio do portal.
O mote da campanha deste ano é pautado em um jogo de xadrez, que também requer pensar de forma calculada em cada jogada, antecipando a visão do concorrente para ser um verdadeiro vencedor, o que requer atenção, dedicação, calma, e pensamento estratégico.
Uma empresa Top of Mind é aquela que ganha a preferência dos seus consumidores, não apenas eleva as receitas ou os lucros, com estratégia bem executada de branding.
Nesta edição, a premiação concede premiação a empresas de setores como comércio, indústria, além de destaques em áreas de responsabilidade socioambiental, entre outros recortes, como personalidades consideradas como destaque, empresas de investimentos e grupos familiares.
Continua depois da publicidade
Estratégias vencedoras são aquelas adaptáveis para momentos de adversidades
Quais são os cenários possíveis para que uma empresa alcance o sucesso no mercado? É preciso mover as peças certas na hora certa. O sucesso ao longo prazo no jogo de xadrez requer planejamento estratégico, assim como no mundo corporativo. Para vencer a concorrência, é preciso um olhar especial — etapa a etapa. Só derrubando cada adversidade, assim como peça a peça, uma empresa alcança novos patamares.
Thauane de Medeiros, jogadora profissional de xadrez, afirma que tanto no jogo quanto nos negócios, é preciso antecipar jogadas e ter flexibilidade na hora de tomar decisões.
— Jogadores de xadrez bem-sucedidos preveem movimentos e controlam o centro do tabuleiro para conquistar vantagem, assim como companhias conseguem prever tendências de mercado para gerenciar os recursos de forma mais eficaz — compara.
O xadrez sempre foi um jogo de estratégias, quando dois jogadores se enfrentam em um tabuleiro quadrado com 64 casas. Encontrar formas de alcançar o xeque-mate e abater o rei do oponente sem sofrer este golpe primeiro requer raciocínio lógico refinado e a coragem de arriscar — afinal, suas 16 peças também estão no radar do oponente.
Continua depois da publicidade
Controlar o centro, desenvolver as peças e proteger o rei estão entre os princípios básicos para qualquer jogador de xadrez, que elabora seus planos com táticas mais avançadas no desenrolar do jogo, fortalecendo sua defesa e mantendo uma posição sólida no jogo.
Por isso, realizar sacrifícios calculados e mudar a estratégia após surpresas indesejadas também são necessidades tanto no xadrez quanto no mundo dos negócios. “Assim como nós, enxadristas, as empresas também devem rever suas posições de forma contínua, para aprender com erros passados e poder melhorar”.