Uma pesquisa da PwC com 85 empresas com mostrou que as mídias sociais estão sendo cada vez mais usadas para atrair funcionários.

Continua depois da publicidade

De acordo com o levantamento a atração de talentos é a principal tendência desta ferramenta, mencionado por 90% dos entrevistados. Após, foram mencionados o fortalecimento da marca (73%); capacitação de talentos (56%), a busca de parcerias (40%) e a captação de recursos (38%). Ainda, 61% disseram considerar alta ou muito alta a importância de investir em mídias sociais.

As ferramentas de relacionamento online são utilizadas pelas empresas, principalmente, para o contato com público externo, como clientes e fornecedores, com 53%.

Para o sócio da PwC Brasil e líder de Gestão do Capital Humano, responsável pela pesquisa, João Lins, as oportunidades em mídias sociais estão claras, principalmente nas áreas de gestão do conhecimento, desenvolvimento profissional e melhoria de performance.

Quanto à liberdade do acesso, apenas 51% das companhias autorizam o acesso às mídias sociais para todos os empregados, e 55% afirmaram ter, ainda, dificuldade para medir os benefícios decorrentes de sua utilização. Além disso, 61% das empresas respondentes têm política sobre o uso de mídias sociais.

Continua depois da publicidade

Os responsáveis pela criação, atualização e monitoramento das mídias sociais dentro das empresas são as áreas de Recursos Humanos, Marketing e Tecnologia.

Entre as iniciativas para avaliar o retorno do investimento estão a frequência de visitas, a taxa de crescimento dos usuários, tempo de permanência no site, quantidade de referências positivas versus referências negativas, citações da marca em mídias sociais, entre outras.