Uma pesquisa da PwC com 85 empresas com mostrou que as mídias sociais estão sendo cada vez mais usadas para atrair funcionários.
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De acordo com o levantamento a atração de talentos é a principal tendência desta ferramenta, mencionado por 90% dos entrevistados. Após, foram mencionados o fortalecimento da marca (73%); capacitação de talentos (56%), a busca de parcerias (40%) e a captação de recursos (38%). Ainda, 61% disseram considerar alta ou muito alta a importância de investir em mídias sociais.
As ferramentas de relacionamento online são utilizadas pelas empresas, principalmente, para o contato com público externo, como clientes e fornecedores, com 53%.
Para o sócio da PwC Brasil e líder de Gestão do Capital Humano, responsável pela pesquisa, João Lins, as oportunidades em mídias sociais estão claras, principalmente nas áreas de gestão do conhecimento, desenvolvimento profissional e melhoria de performance.
Quanto à liberdade do acesso, apenas 51% das companhias autorizam o acesso às mídias sociais para todos os empregados, e 55% afirmaram ter, ainda, dificuldade para medir os benefícios decorrentes de sua utilização. Além disso, 61% das empresas respondentes têm política sobre o uso de mídias sociais.
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Os responsáveis pela criação, atualização e monitoramento das mídias sociais dentro das empresas são as áreas de Recursos Humanos, Marketing e Tecnologia.
Entre as iniciativas para avaliar o retorno do investimento estão a frequência de visitas, a taxa de crescimento dos usuários, tempo de permanência no site, quantidade de referências positivas versus referências negativas, citações da marca em mídias sociais, entre outras.