Quando se fala em identidade visual, imagina-se grandes empresas e marcas valiosas. Porém, o item tem sido cada vez mais valorizado por micro e pequenos empreendedores ou profissionais autônomos. Nesse contexto surgem opções mais acessíveis para quem está abrindo um negócio e quer ter logotipo e símbolos para identificá-lo. Uma das alternativas é o Logovia, rede colaborativa fundada em 2011 e que tem o objetivo de democratizar o acesso ao design gráfico no Brasil.

Continua depois da publicidade

Conforme o diretor-financeiro da startup, Pedro Assis, uma identidade visual de qualidade pode aumentar em até 30% o faturamento da empresa. A rede funciona da seguinte forma: o interessado responde a um questionário para dar uma ideia do que tem em mente para elaborar a identidade visual de seu negócio. Em seguida, os mais de 10 mil designers cadastrados pela rede acessam esses dados e enviam suas propostas, as quais podem ser alteradas pelo contratante. Em Santa Catarina, 148 clientes já foram atendidos e mais de 450 designers do Estado trabalham na rede.

– Para (fazer) um logo (logotipo ou símbolo), o custo mínimo é de R$ 299, mas já tivemos clientes que pagaram R$ 3 mil por uma criação. Na verdade, ele paga o valor que quiser – ressalta Assis.

A nutricionista Cristiane Jacques, que atua em Florianópolis, foi uma das profissionais que resolveu investir em uma marca própria. Após realizar o cadastro na Logovia, a profissional recebeu cerca de 20 propostas de designers.

Continua depois da publicidade

– Para divulgar o meu trabalho, precisava de material gráfico. A marca melhorou a qualidade da apresentação e aumentou significativamente a procura pelos meus serviços – avalia.

Conforme o Doutor em Ciência da Linguagem e professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Hans Behling, a identidade visual é importante para criar uma identificação da empresa com o seu público. Ele compara a iniciativa com o estilo de vestir da pessoa, onde ambos criam um padrão de apresentação.

– A preocupação com isso é crescente. Afinal, quanto antes uma empresa ou profissional incorporar uma identidade visual, mais rápido construirá essa identificação – avalia.

Continua depois da publicidade

>>> O que avaliar ao criar a identidade visual:

1 Defina o que é a empresa, o produto ou a atividade que se pretende divulgar.

2 Identifique para que público ela se destina e com quem quer conversar.

3 Estabeleça os meios para divulgar a marca, seja eletrônico, gráfico ou outro modelo.

4 Saiba que elementos visuais mais simples são mais fáceis de gravar.

5 Crie um manual da identidade para ver a aplicabilidade da marca gráfica.

6 Gostar da marca não significa necessariamente que ela é eficiente. Deve haver identificação com o público.

Fonte: Hans Behling, professor do curso de Publicidade e Propaganda da Univali