Empresários compartilharam experiências com o público durante evento em Chapecó
Empresários compartilharam experiências com o público durante evento em Chapecó (Foto: Sirli Freitas / Especial)

Os desafios da economia em 2016 e as perspectivas de retomada no próximo ano orientaram o debate durante o Painel do Comércio, evento feito em parceria entre a Fecomércio-SC e o Diário Catarinense em Chapecó na manhã desta terça-feira. As empresas Shopping Pátio Chapecó, Cooperativa Aurora e construtora e imobiliária Nostra Casa apresentaram ao público suas estratégias e avaliação de mercado.

Continua depois da publicidade

O presidente da Fecomercio-SC, Bruno Breithaupt, afirmou que o ano foi difícil para o varejo, mas percebeu que Chapecó e o Oeste apresentaram uma situação mais confortável por causa da pujança do agronegócio:

— No norte do Estado, vi muitas lojas fecharem as portas, algumas ainda não reabriram e algumas talvez não reabram. Aqui vejo as principais vias da cidade com o comércio em atividade — disse.

Ele defendeu reformas estruturais, a exemplo da revisão da Previdência e das leis trabalhistas, como medidas necessárias para que o país retome o rumo do crescimento.

Empresários do Oeste falam sobre bons exemplos

Continua depois da publicidade

Naiara, da Nostra Casa, o presidente Bruno Breithaupt, Isabel, da Aurora, e Maila, do Shopping Pátio Chapecó
Naiara, da Nostra Casa, o presidente Bruno Breithaupt, Isabel, da Aurora, e Maila, do Shopping Pátio Chapecó (Foto: Sirli Freitas / Especial)

O gerente geral do Shopping Pátio Chapecó, José Maila, foi o primeiro a falar. Ele comentou que desde a inauguração o empreendimento já passou por quatro expansões, com ampliação de 34% na área bruta locável. Apesar de um leve desaquecimento, Maila acredita que o nível de emprego na região Oeste se manteve estável, o que permitiu que as vendas continuassem:

— Houve uma redução da massa salarial, mas as pessoas estão ocupadas. A venda ficou mais concorrida, mas segue ocorrendo — disse.

Em seguida, Isabel Cristina Trierveiler Machado, gerente de comunicação social da Cooperativa Aurora, mostrou os números da empresa de alimentos. Com faturamento de R$ 7,6 bilhões em 2015, a empresa se prepara para romper a barreira dos R$ 8 bilhões neste ano:

— Fizemos ajustes que nos permitiram atravessar com tranquilidade esse momento. O faturamento deve crescer, mas não esperamos o mesmo do resultado.

Continua depois da publicidade

Naiara Atayde, coordenadora de marketing do grupo Nostra Casa, contou que a empresa passa por uma reestruturação de marca e deve reposicionar-se em 2017. A intenção é criar uma identidade de grupo. Apesar de sentir uma desaceleração nos negócios, a Nostra Casa mantém lançamentos e projeta um novo empreendimento em Chapecó.

— Nossa comunicação sempre foi focada em Chapecó. Agora, queremos expandir para outra regiões.

Leia mais notícias sobre economia