Para atender à necessidade da Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital Celso Ramos, serviço público e referência em Santa Catarina, duas empresas catarinenses (Renauview, de Brusque, e Funcional Uniformes, de Ascurra) forneceram os tecidos e confeccionaram gratuitamente pijamas novos para os pacientes.
Continua depois da publicidade
A unidade atende 11 leitos, sendo necessário um pijama para cada por dia. Como essas peças são lavadas diariamente em alta temperatura, precisam ser confortáveis ao toque e apresentar resistência ao uso diário. A TMO realiza transplante de medula óssea autogênico, coletas de células tronco hematopoiéticas de sangue periférico (mobilização), administração de quimioterapias em altas doses e ainda é referência para leucemias agudas.
O trabalho é desenvolvido de forma integrada e cooperativa entre o Hospital Governador Celso Ramos, o Cepon e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), tanto no âmbito da assistência aos pacientes, bem como nos programas de residência médica, especialmente em hematologia, oncohematologia e hemoterapia. A iniciativa de empresas privadas apoiando o atendimento de pacientes do serviço público de saúde merece elogios.
Confira mais notícias da Grande Florianópolis
Continua depois da publicidade