Para tentar driblar o spam telefônico e diminuir os golpes, a Anatel adotou uma nova medida que promete reduzir as insistentes ligações telefônicas de telemarketing. Agora, empresas que descumprirem as medidas podem ser multadas em até R$ 50 milhões e o consumidor pode reclamar pelo site da Anatel ou pelo telefone 1331. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A medida deve punir a prática das chamadas feitas por vários números de telefones diferentes que as empresas adotam para contatar o consumidor. Mesmo usando a estratégia de bloquear o número, as ligações voltam a acontecer através de outros números.

Para o presidente da Comissão de defesa Do Consumidor da OAB, em Minas, Thiago Freitas, a proibição é um pequeno avanço.

“Precisamos divulgar essa informação, e o consumidor precisa fazer um cadastro. Depois, ele precisa anotar todas as vezes que estiver sendo incomodado de forma exaustiva e fazer reclamação no próprio consumidor.gov. É a resistência do consumidor que vai fazer a gente mudar alguma coisa”, diz Thiago Freitas.

Continua depois da publicidade

O que fazer com ligações suspeitas

A Anatel também dá dicas sobre o que fazer quando receber as ligações indesejadas. Veja:

  • Quando receber ligações suspeitas, a orientação é para que você atenda: se o número for desconhecido, ao atender, fique em silêncio pra evitar que sua voz seja usada por inteligência artificial em golpes.
  • Se o assunto não for de seu interesse, desligue logo. A Anatel conta as ligações de até 6 segundos e empresas que acumulam muitas chamadas nesse formato podem ser multadas.
  • Use a plataforma “não me perturbe” do governo federal. Nela é possível bloquear ligações de marketing para o seu número.

Empresas que descumprirem as medidas podem ser multadas em até R$ 50 milhões. O consumidor pode reclamar pelo site da Anatel ou pelo telefone 1331.

Continua depois da publicidade

A Conexis Brasil Digital – que reúne as maiores operadoras de telecomunicação do Brasil – declarou que os associados estão comprometidos com o combate às ligações fraudulentas e que estão avaliando as iniciativas propostas pela Anatel.

Leia também

Procon de SC fez mais de 59 mil atendimentos em 2024; veja campeãs de reclamações

Operação do Procon apreende pulseiras “bate-enrola” em comércios de SC