O Empresas e Negócios deste sábado (16) falou da parceria do Colégio Catarinense (CC), fundado em 1905 em Florianópolis, com o Instituto Goethe, um instituto cultural da Alemanha, que garante bolsas de estudos no país europeu.
Continua depois da publicidade
O idioma alemão, presente nas bolsas de estudos da parceria, começou no Colégio Catarinense em 1906 e acabou sendo interrompido entre 1938 e 1998.
—A escola é de origem alemã. Os padres jesuítas que vieram fundar o CC em 1905 trouxeram uma bagagem cultural do país de origem. Então os alunos estudavam, além do português, latim, entre outras línguas, o alemão. Isso até 1938, na época do nacionalismo de Getúlio Vargas. A escola que era considera descendente de alemães teve que parar com o estudo da língua — comenta a diretora acadêmica do Colégio Catarinense, Louisa Carla Farina Schröter.
Entre as atividades proposta neste intercâmbio cultural na Alemanha, os alunos podem estudar alemão em diversas cidades, frequentar universidades alemãs, e vivenciar a rotina de um estudante alemão em uma escola local.
— O convênio que nós temos com o Instituto Goethe, ele é um programa que qualifica o ensino da língua alemã. Tem intercâmbio de 15 dias, um mês, e até de um ano. Após o intercâmbio, que é curricular, nós também temos possibilidade de graduação e pós-graduação na Alemanha.
Continua depois da publicidade
Ouça o Empresas e Negócios com o Colégio Catarinense