Após a oficialização do estado de greve dos funcionários do transporte coletivo na manhã desta quarta-feira, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Florianópolis (Setuf) agendou uma reunião de negociação com a categoria para sexta-feira, às 14h30. A paralisação dos serviços de ônibus, inicialmente agendada para começar à meia-noite de sábado, vai depender do resultado dessa conversa.

Continua depois da publicidade

Funcionários do transporte coletivo decidem pelo estado de greve

Durante a reunião, devem ser discutidas as reivindicações da categoria como o reajuste real dos salários, o aumento do vale refeição e a exigência de um plano de saúde que preveja acompanhamento médico aos trabalhadores, que são constantemente submetidos a tensões como trânsito, filas e atentado aos veículos.

A manutenção dos postos de trabalho dos cobradores, uma das principais exigências, também deverá entrar em discussão. De acordo com o secretário de Comunicação e Imprensa do Sintraturb, Deonísio Linder, o mais provável, caso não haja acordo com as empresas, é que seja feita a greve somente dos cobradores. Neste caso, os ônibus circulam normalmente e a população terá acesso livre nos terminais e pela porta de trás dos veículos. A greve geral, com paralisação total dos serviços, também não está descartada.

Continua depois da publicidade

Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vinícius Cofferi, por enquanto os postos de trabalho dos cobradores estão garantidos pois a prefeitura está cumprindo decisão do TRT que determina que a manutenção desses funcionários no serviço.

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense