Para os moradores do Norte de Santa Catarina, comer uma batata recheada ou um pão de mel parece algo natural. Mas estes produtos made in Jaraguá podem se transformar, em breve, nos mais novos itens das prateleiras de supermercados dos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

>> Leia as últimas notícias sobre Jaraguá do Sul e região no AN.com.br

A empresa Voitila, que produz batata recheada congelada e já comercializa seus produtos nas gôndolas da rede Walmart (Big), e a Arco-íris, indústria de biscoitos, estão entre as selecionadas pelo Exporta-SC, um programa pioneiro do Sebrae voltado a apoiar pequenas empresas no comércio internacional.

A iniciativa selecionou 50 empresas catarinenses e, destas, quatro são de Jaraguá do Sul. Além da Voitila e da Arco-íris, integram o programa a Vitalin, fabricante de alimentos naturais, orgânicos e sem glúten; e a Priori, empresa de tecnologia da informação.

Continua depois da publicidade

-Para a seleção do Exporta-SC, não pesou o número de funcionários ou o faturamento e, sim, se o produto pode encontrar espaço no mercado exterior e se a empresa tem capacidade e qualidade de atender ao futuro cliente internacional. Ter um bom produto não é suficiente. O potencial de gestão, sim, é determinante- explica o analista técnico da agência do Sebrae em Jaraguá do Sul, Marco Antônio Murara.

Para que a empresa concretize a primeira venda no exterior, entretanto, não há uma fórmula ou tempo específico. As exigências legais de cada ramo de atividade, o modelo de produção e gestão do negócio e até mesmo a ousadia do empresário impõem a velocidade deste processo. Todo o programa tem duração de 30 meses. O Sebrae vai disponibilizar escritórios na cidade de Fort Lauderdale, na Flórida (EUA).

-O programa vai preparar as empresas para estarem aptas a vender e a ter um bom desempenho no mercado exterior. Claro que Jaraguá do Sul sai na frente, pois identificamos que na região os empresários se preparam mais antes de abrir um negócio, o associativismo é muito forte e existe alta capacitação de mão de obra- complementa Murara.

Continua depois da publicidade

O Projeto Exporta-SC é uma iniciativa do Sebrae de Santa Catarina e ainda está na primeira turma. A entidade aguarda o resultado das empresas para realizar novas seleções.

>> Conheça mais sobre as empresas de alimentos e de tecnologia selecionadas para o Exporta-SC <<