De acordo com dados da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), 222. 808 empresas foram constituídas em 2023 no Estado catarinense, sendo 96% delas de micro e pequeno porte. O setor que mais se destacou foi o de transporte, armazenagem e correio, que subiu duas posições, de 4° lugar para 2° lugar no ranking de constituições em comparação com o ano de 2022.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Além disso, Santa Catarina contabilizou um saldo positivo de 116.283 novos negócios em 2023, diz a Jucesc. As cidades que mais somaram empresas constituídas foram Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí.
O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, avalia os números com otimismo.
— O Estado continuará recebendo e apoiando investidores e dando segurança jurídica para quem quer ampliar e investir em novos negócios. Nosso foco sempre é emprego e renda — ressalta Dreveck.
Continua depois da publicidade
Empresa norueguesa com sede em Florianópolis compra parques eólicos
O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, relembra que os dados de empresas constituídas em 2023 é o maior desde 2019. No ano passado, por exemplo, 210.863 estabelecimentos foram constituídos.
— O sistema da Junta Comercial 100% digital é uma facilidade para o empreendedor. O povo catarinense é trabalhador e sempre busca novas oportunidades de negócios. Estamos otimistas e o objetivo é aumentar a abertura de empresas em 2024 — destacou o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera.
*Sob supervisão de Diane Ziemann
Leia mais
Paraná abre concursos públicos com 260 vagas e salários de até R$ 7,6 mil
SC ganha novos voos diretos e a baixo custo para países da América Latina
Governo federal reconhece situação de emergência em três cidades de SC