Quase metade das médias empresas brasileiras têm investimentos irrelevantes em programas de inovação. Pesquisa do Núcleo Bradesco de Inovação, da Fundação Dom Cabral, divulgado nesta manhã mostra que 46% das companhias com faturamento entre R$ 16 milhões e R$ 90 milhões investem ‘nada’ ou ‘muito pouco’ (até 1% da receita) em inovação e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

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Segundo a pesquisa, 49% das organizações de médio porte desconhecem programas de incentivo à inovação, o que explica, em parte, o fato de que cerca de 80% das empresas não usam incentivos fiscais para inovar. Além disso, 69% das médias empresas consultadas não têm parcerias para a inovação com universidades ou institutos.

– A ausência do conhecimento do papel da inovação pode ser apontada como o principal motivo para esse baixo envolvimento – afirma Fabian Salum, coordenador do estudo.

Quase um terço das entrevistadas (29%) afirma que a inovação não faz parte de sua ideologia. A pesquisa mostra que somente 2% do faturamento anual das empresas consultadas são investidos em atividades de inovação.

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