O e-commerce brasileiro faturou R$ 29 bilhões em 2013, 28% a mais que em 2012. Com grande crescimento, o setor tem despertado o interesse não só das lojas físicas, como também de novos empreendedores, especialmente em Santa Catarina, o terceiro maior Estado fornecedor do segmento no Brasil. Mas especialistas no assunto alertam: abrir um e-commerce não é fácil como parece.
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Aliás, considerar a plataforma menos importante que a física é um dos erros mais comuns entre os empreendedores de primeira viagem do e-commerce, segundo Marcos Cavagloni, ex-vice-presidente do Buscapé e fundador da Koin.
– É muito importante ter um plano de negócios tão bom quanto o de uma empresa física. Outra dica é ter bons parceiros. Se você entende do seu produto, mas não sabe nada sobre pagamento online ou estratégias de marketing na internet, busque especialistas – diz.
Cavagloni é um dos especialistas que participa hoje da primeira edição do Digitalize-me, evento do setor que ocorre em Florianópolis. Segundo Cristiano Chaussard, fundador da Flexy Negócios Digitais, de Florianópolis, muitos empreendedores iniciam um negócio online sem prever investimentos em divulgação. Ele diz que os consumidores não vão ficar sabendo da loja só porque ela é online. O especialista aconselha a não economizar – um servidor mais simples não vai suprir as necessidades do dia a dia nem suportar o crescimento do negócio.
A marca de bolsas Laci Baruffi tem mais de 25 anos, cinco pontos de vendas em Santa Catarina e no Paraná e, desde outubro de 2013, estreiou uma loja online. A diretora de marketing Julia Baruffi Darolt afirma que se a loja física exige um alto investimento inicial, a online demanda um alto investimento contínuo, com foco no crescimento do negócio e na melhoria constante das funcionalidades do site.
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A marca decidiu criar um e-commerce como estratégia de expansão no mercado brasileiro. Julia explica que clientes de outras regiões conheciam a marca, mas não tinham como continuar comprando onde moravam. Depois de seis meses de comércio online, já deu para perceber que a estratégia deu certo, com uma clientela em São Paulo e no interior do Paraná.
Chaussard, organizador do Digitalize-me, diz que Florianópolis foi a escolhida para lançar o evento nacional porque é o cartão de visitas do e-commerce brasileiro. Segundo ele, Santa Catarina tem a terceira posição entre os Estados fornecedores do comércio online no país (atrás de São Paulo e Rio de Janeiro) e é o local perfeito para empreender na internet.