Uma a cada quatro empresas abertas em Santa Catarina atualmente tem a atuação online como principal forma de atendimento aos clientes. O número reflete uma tendência que aumentou desde o início da pandemia com mais oportunidades de digitalização das empresas, trabalho em formato remoto ou híbrido e o fim de muitas barreiras geográficas nas atividades econômicas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Dados inéditos divulgados pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) com base nos cadastros do Ministério do Trabalho apontam que 24,5% das empresas criadas em Santa Catarina no ano de 2023 tinham a atuação exercida preferencialmente pela internet. Em 2020, esse percentual era de apenas 5%. Um ano depois, o número já havia subido para 15%.

Os dados se referem a empresas de qualquer segmento que indicaram para o governo a atuação online como forma principal de atendimento aos clientes.

O presidente da Acate, Diego Ramos, considera que os números comprovam o potencial do setor de tecnologia em suprir a demanda por serviços necessários para as atividades online das empresas no Estado e no país.

Continua depois da publicidade

— É notório que o segmento teve um salto na pandemia pela necessidade criada de atuação remota e mais soluções que não dependiam de um espaço físico, e hoje vemos que mesmo com muitas empresas voltando ao presencial ou aderindo ao formato híbrido, a atuação pela internet segue como opção viável para os empreendedores de qualquer segmento — avalia.

Estímulo ao setor de tecnologia

Inovações na área da tecnologia acabaram ajudando nessa tendência de digitalização e maior atuação de negócios de diferentes setores pela internet. Em números gerais, segundo dados do Observatório Acate, Santa Catarina tem atualmente cerca de 27,6 mil empresas de tecnologia, o sexto maior volume do Brasil.

No último ano o total de negócios cresceu 18%, com a maior parte na Grande Florianópolis — que soma 33% de todas as empresas, seguida pelo Vale do Itajaí, com 26%, e pelo Norte, com 17%. A predominância na região da Capital fez, inclusive, com que Florianópolis recebesse oficialmente o título de Capital Nacional das Startups, com uma lei federal sancionada no último dia 2.

Ainda segundo os dados da Acate, o crescimento no número de empresas — com atuação online ou não — torna o Estado atrativo para profissionais do setor de tecnologia.

Continua depois da publicidade

Desde 2007, o saldo de colaboradores no segmento no Estado cresceu 300%, com a maioria das vagas em setores de desenvolvimento de softwares ou tratamento de dados e serviços de internet.

Leia também

Gastos com habitação, alimentos e educação elevam inflação de Florianópolis em agosto

Veja qual é o maior grupo de farmácias de SC e a posição dele no ranking nacional

Frota de veículos em cidade que mais cresce em SC tem avanço acima de 400%